Maquinas e Implementos

Enfardadoras Massey Ferguson são a melhor solução ao produtor gaúcho na produção de feno usado na alimentação animal

Expointer recebe as enfardadoras MF 1837, de fardos retangulares, e a MF 1745, de cilíndricos, além da segadora MF DM 1309 e o enleirador MFRK 3802


Publicado em: 05/09/2014 às 09:00hs

Enfardadoras Massey Ferguson são a melhor solução ao produtor gaúcho na produção de feno usado na alimentação animal

A produção de feno como meio alternativo para alimentação do rebanho em períodos de estiagem prolongada e, mais recentemente, à diversificação das fontes de receita nas propriedades rurais é uma prática que vem se profissionalizando. O fato beneficia o Rio Grande do Sul, que mantém o sexto rebanho bovino do País, aproximando-se das 20 milhões de cabeças para fins de produção de carne e leite. O Estado possui ainda o maior rebanho de raças ovinas com aptidão para produção de carne e lã, com 3,9 milhões de reses.

A especialização trouxe também a necessidade da mecanização da produção do feno com o desenvolvimento de maquinário moderno e com tecnologia pensada para produzir com eficiência e baixo custo operacional. Para suprir e surpreender em demandas como essa, a Massey Ferguson apresenta aos visitantes da Expointer 2014 produtos para enfardamento de forragem, feno e restos de cultura, como palha de milho.

Dentre as máquinas em destaque está a enfardadora MF 1837 de fardos retangulares. A máquina foi configurada para oferecer alta produtividade em tonelada/hora e segurança operacional, sendo direcionada às áreas de pastagens e forragens, com fluxo de alimentação direta e sistema de recolhimento diferenciado, ela possui recolhedor de perfil baixo e câmaras que prensam e distribuem de forma igual o material nas fatias.

Na mesma linha, a MF 1745, enfardadora de fardos cilíndricos, é um equipamento versátil, utilizado principalmente para biomassa. Possui câmara de fardo variável que permite a produção de diferentes tamanhos, de 762 a 1.524 mm de diâmetro. Para isso, rolos e cintas de borracha, ao mesmo tempo em que compactam e enrolam o material, se ajustam para acomodar a quantidade recebida. Para finalizar, o equipamento disponibiliza ainda sistema de amarração automático com acionamento elétrico.

“O tipo de operação de enfardamento de capim, para posterior alimentação do rebanho, é uma prática difundida em algumas regiões do Brasil, porém está em franco crescimento, principalmente em períodos que os grãos são mais valorizados, como atualmente”, explica o gerente de marketing do produto colheitadeira Massey Ferguson Roberto Ruppenthal. “A fenação para trato animal é uma das maneiras do produtor manter a reserva de alimento para o rebanho por meio do armazenamento desses fardos”, complementa. Segundo ele, as enfardadoras Massey Ferguson possuem a melhor relação custo-benefício, pois apresentam alta capacidade de enfardamento, aliada a baixo custo operacional, oferecendo ao produtor as condições ideais para viabilizar a atividade e acrescentar rentabilidade ao negócio.

Segadoras e enleiradoras

Além de produzir o fardo, a marca também disponibiliza equipamentos que iniciam este processo de enfardamento. A segadora MF DM 1309, com sete discos de corte, alta tecnologia, uniformidade no corte do material e baixo consumo de potência.

Na continuidade do processo, depois que o material está cortado e seco, a Massey Ferguson disponibiliza equipamentos para enleirar, como o MFRK 3802. O modelo de rotor único está preparado para trabalhar tanto com material para o trato animal quanto com aqueles destinados à biomassa, atividade que exige alta capacidade de recolhimento desse tipo de maquinário. Foi projetado para oferecer alta robustez, resistência operacional e versatilidade, ideais para trabalhos com materiais secos, pesados ou úmidos.

“Oferecemos máquinas que contribuem com os sistemas produtivos e que combinam eficiência econômica, preservação dos recursos naturais e biodiversidade, além de atender as principais necessidades dos produtores e pecuaristas”, finaliza Ruppenthal.

 

Fonte: S2Publicom

◄ Leia outras notícias