Maquinas e Implementos

Cenário agrícola nacional positivo é a aposta da Massey Ferguson no 25º Show Rural Coopavel

Marca apresenta pela primeira vez no evento sua linha completa de equipamentos forrageiros, novo aplicativo de gerenciamento à distância AGCOMMAND para plataforma IOS além do modelo mais versátil de colheitadeira a MF32 SR


Publicado em: 05/02/2013 às 09:00hs

Cenário agrícola nacional positivo é a aposta da Massey Ferguson no 25º Show Rural Coopavel

O ano de 2013 começa com expectativas positivas tanto para o mercado agrícola nacional, quanto para o agronegócio paranaense. A Massey Ferguson atenta a esta realidade se prepara para atender o produtor da região durante a 25ª edição do Show Rural Coopavel, que neste ano acontece num momento de expansão da safra de grãos do estado, expectativa de 12,7% de crescimento em relação ao ano anterior de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além de uma taxa favorável para o financiamento de máquinas agrícolas via PSI.

“A Coopavel é uma referência quando se fala em feira agropecuária, principalmente pela expectativa que existe, pois é o primeiro grande evento do ano e acontece no auge da colheita das culturas de verão. É um momento de bons relacionamentos, de intercâmbio de informações sobre tecnologia, nos permite ainda termos ideia do que os compradores estão buscando. É uma oportunidade de encaminharmos bons negócios”, afirma Carlito Eckert, diretor comercial da Massey Ferguson.

Segundo Ernani Leonel Oliveira, gerente regional de vendas da Massey Ferguson, a Coopavel mesmo sendo uma feira regional, atrai compradores e visitantes de todo País dada à organização e a infraestrutura do evento e por ser a primeira grande feira do ano. “Tirando o público paranaense, a feira recebe muitos clientes de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraguai”, observou.

TECNOLOGIA A FAVOR DA PRODUTIVIDADE – Sobre a expectativa para a Coopavel 2013, Carlito Eckert acredita que expositores e compradores serão beneficiados por regras de financiamento mais claras, pois o governo definiu no final de 2012 o PSI para 3% no primeiro semestre de 2013 e 3,5% no segundo semestre. “Isso é diferente do que acontecia até há pouco tempo, quando o governo apresentava as novas regras já no meio do ano, o que causava uma espécie de correria de final de feira. Com esta definição antecipada e clara, o produtor pode se programar melhor.”

E no momento de efetivar as aquisições, Eckert aposta numa tendência não apenas na Coopavel, como nas demais feiras do ano: “a expectativa é que o produtor invista na atualização da frota, buscando máquinas de última geração, cabinadas, com recursos de agricultura de precisão e de mobilidade. Cada vez mais, sempre que estiver capitalizado, o produtor não vai apenas renovar a frota, mas se atualizar em termos tecnológicos.” Além disso, ele lembra que o produtor, quando faz uma compra, está pensando em alavancar a produtividade. “Ele faz esse investimento porque quer colher mais no mesmo espaço. E isso só se consegue com adoção de tecnologia. E a Massey está pronta para atender todas as demandas do produtor em termos de novas tecnologias, e com um portfólio completo de produtos.”

Linha de Colheitadeiras

Os visitantes poderão conferir a colheitadeira mais versátil do mercado a MF32 SR, habilitada tanto para a cultura de arroz quanto para grãos como soja, milho e trigo.  Equipada com um sistema híbrido de processamento, a máquina conta com dois rotores responsáveis pela separação do cereal, que substituem o convencional saca-palha aumentando a capacidade de colheita. “A MF32 SR amplia em até 40% o trabalho, reduzindo os níveis de perdas totais da colheita a quase zero”, ressalta o gerente de marketing do produto colheitadeiras da Massey Ferguson, Roberto Ruppenthal. A MF32 SR expande a gama de opções de colheitadeiras Massey Ferguson ao produtor além da já consagrada MF5650 SR.

Para otimizar o trabalho da colheita, a Massey Ferguson leva para o evento as novas plataformas de corte de grãos DynaFlex 8250. As plataformas são mais leves e com o menor número de componentes móveis e o exclusivo acionamento das caixas de navalhas por cardã (gerando até 400% mais torque), reduzindo custos de manutenção e aumentando a durabilidade. Além disso, inovações no sistema de corte e flexibilidade permitem o trabalho nas mais variadas condições de terreno e culturas.

• Nova geração de rotores e aumento da potência disponível para colheita.

As colheitadeiras axiais da Massey Ferguson MF 9690 ATR II e MF 9790 ATR II recebem a segunda geração dos rotores de tecnologia avançada (ATR, na sigla em inglês), que são os mais longos do mercado. Com a novidade, as máquinas classes 6 e 7, respectivamente, respondem com produtividade ainda maior para a lavoura.

As máquinas são pioneiras no acionamento hidrostático do rotor. A característica garante a manutenção de uma rotação constante selecionada, independente das oscilações do motor ou da alimentação. Com estes recursos, a trilha e a separação são realizadas de maneira uniforme. O sistema não tem embreagens, polias ou correias, proporcionando uma operação mais simples.

A Massey Ferguson também inova ao introduzir em suas colheitadeiras axiais MF9690 e MF9790 ATRII uma nova geração de motores, o 84 Wi (Waste Gate Turbocharger) que segue as versões mais modernas dos motores automotivos. O produtor rural busca atualmente tecnologias que aumentam a capacidade produtiva de suas áreas agricultáveis, é por este motivo que a Massey Ferguson aprimorou este dispositivo de suas colheitadeiras axiais que oferecem agora um desempenho superior, maior eficiência no consumo de combustível e ainda um aumento da estabilidade no funcionamento dos sistemas da máquina.

Agricultura de precisão

• Aplicativo AGCOMMAND para IOS

O sistema de telemetria AGCOMMAND da Massey Ferguson continua mostrando os diversos ganhos que sua utilização oferece ao produtor. Nesta edição do Show Rural Coopavel o sistema chega às plataformas IOS dos dispositivos móveis paranaenses. O aplicativo móvel, desenvolvido para produtores agrícolas que já utilizam, ou desejam adquirir sistemas de gerenciamento de telemetria AGCOMMAND, melhora o acompanhamento do desempenho das máquinas em campo, agilizando e facilitando trabalhos de manutenção preventiva, evitando assim perdas de produtividade no campo. O download do aplicativo poderá ser feito gratuitamente por portadores de  iPhones®/iPads® que tenham adquirido ou não o sistema de telemetria. O aplicativo oferecerá uma versão demonstrativa para os empresários que desejam conhecer o sistema e sua efetividade nas lavouras.

Todas as informações para acompanhar a eficiência da máquina podem ser visualizadas por meio do aplicativo. Além de monitorar a máquina, o sistema permite a geração de relatórios que podem identificar, quantificar e endereçar problemas de logística e operação. O programa ainda possibilita determinar parâmetros de operação e ajustar alertas por mensagem em celular caso o equipamento trabalhe fora destas pré-determinações.

Equipamentos forrageiros

• Enfardadoras

Após anunciar em 2011 a entrada no segmento de equipamentos para enfardamento de biomassa, feno, forragens e palhas diversas por meio da MF 2170, a Massey Ferguson disponibiliza aos produtores e pecuaristas dois novos modelos de enfardadoras a MF 1837 para fardos retangulares e MF 1745 para fardos cilíndricos. A enfardadora MF 1837 foi configurada para oferecer excelente produtividade em ton/h e segurança operacional. Para os fardos cilíndricos, a MF 1745, referência nos Estados Unidos, é um equipamento versátil, utilizado principalmente para silagem, biomassa e outros tipos de capins que trabalha com a proporção 4x5. Possui câmara de fardo variável que permite a produção de diferentes tamanhos (762 a 1524 mm de diâmetro) e pesos. Para isso, rolos e cintas de borracha, ao mesmo tempo em que compactam e enrolam o material se ajustam para acomodar a quantidade recebida. Para finalizar, o equipamento disponibiliza ainda sistema de amarração automático com acionamento elétrico. Os equipamentos entram para a família da enfardadora MF 2170, lançada em 2011, e incorporam as tecnologias globais patenteadas pela AGCO. No Show Rural Coopavel dois modelos de enfardadoras chegam para completar as opções ao mercado. A enfardadora de fardos retangulares MF 1837 nas dimensões 3x4 foi configurada para oferecer alta produtividade em ton/h e segurança operacional. O equipamentodirecionado às áreas de pastagens e forragens possui fluxo de alimentação direta e um sistema de recolhimento diferenciado, que possui recolhedor pickup de perfil baixo e câmaras que prensam e distribuem de forma igual o material nas fatias.

• Segadoras e enleiradores

Além de produzir o fardo, a marca também disponibiliza equipamentos para o início deste processo. Dois modelos de segadoras, uma de sete discos de corte a MF DM 1309, e uma de cinco discos a MF DM 1358, estarão em exposição no Show Rural Coopavel a MF DM1358 conta com a possibilidade de acoplagem de uma acondicionadora de dedos MF KC 1358. “Ambos os modelos contam com tecnologia e capacidade de corte, uniformidade de material e baixo consumo de potência”, afirma Douglas Vincensi, gerente de produto colheitadeiras e equipamentos forrageiros da AGCO América do Sul. Na continuidade do processo, para o recolhimento da palha cortada e seca, a Massey Ferguson disponibiliza três opções de enleiradores, sendo dois modelos de discos simples MFRK 3814 DN e MFRK 3802 e um com rotor único além do modelo de dois rotores o MFRK 3875. Os modelos são constituídos de braços e rodas que tornam o implemento ideal para trabalhos com materiais secos ou úmidos, além de oferecer facilidade de operação e eficiência nas atividades. Projetada para propriedades de grande porte e trabalhos mais pesados, a segadora MFDM 1358 oferece recursos que garantem alto desempenho e baixo custo ao produtor. Já o modelo MFDM 1309 oferece uma solução resistente e econômica para propriedades de pequeno e médio porte sem comprometer a qualidade e o acabamento. Ideal para agricultores com tratores de baixa potência ou uma quantidade limitada de corte a ser realizada.

Linha de Tratores

No segmento de tratores a série MF 8600 chega a Cascavel com os maiores e mais modernos modelos. Dotados de tecnologia de ponta, MF 8670 e MF 8690 de 320cv e 370cv, respectivamente, são os primeiros no Brasil a serem equipados com a transmissão CVT (Dyna-VT), o mesmo conceito que leva conforto e economia de combustível aos carros mais modernos vendidos no mercado. Os tratores contam com piloto automático de série e função DTM, que otimiza o desempenho durante o trabalho, gerando economia de combustível. Com essa máquina, há ainda a possibilidade do operador realizar até 30 funções com apenas um toque de botão.  Os tratores da série MF 8600 possuem ainda diferenciais como vazão de controle remoto de 175 litros/min, suspensão ativa de eixo dianteiro e capacidade de levante hidráulico de 12 toneladas.

Outro destaque, fica por conta do novo sistema de levante hidráulico e controle remoto da série 7100. A série 7100, que já é conhecida pela sua robustez e confiabilidade,agregou mais qualidade aos seus tratores com o sistema de hidráulico da Husco. Esse sistema traz uma série de vantagens ao operador que dispõe de três funções em um mesmo corpo do controle remoto e pode realizar ajustes como o da velocidade de levante, por exemplo, através de um painel digital bem ao seu alcance.

Implementos

Inovação no portfólio de implementos. Para o plantio chega ao mercado a linha de semeadoras adubadoras MF 300 que se destaca pela estrutura robusta, oferecendo grande resistência para os trabalhos realizados em terrenos da cultura de arroz irrigado. A linha possui três modelos (MF 320, MF 322 e MF 326), com 20, 22 e 26 linhas. A família possui um sistema de divisória móvel dos reservatórios, permitindo que a capacidade de carga seja alterada, aumentando o volume de semente ou de fertilizante de acordo com a necessidade do cliente. O que proporciona melhor rendimento de plantio, diminuindo o número de paradas para o abastecimento. Chegam também a feira as semeadoras MF 500 S, preparadas para o plantio sem a distribuição de fertilizantes, uma prática que vem se tornando cada vez mais comum em janelas de plantio bastante curtas e a semeadora MF 621L, para distribuição de sementes e adubo. O implemento foi desenhado para operar nas culturas de inverno e verão, incluindo plantio de pastagens, atingindo pequenos e médios produtores com tecnologia e eficiência na propriedade rural. Completa os destaques, o Tandem Massey Ferguson, com sistema que une o trabalho de duas semeadoras de até 17 linhas, com um único trator. Com isso o produtor rural consegue maximizar e até dobrar sua capacidade de plantio.

Pulverizador

Também estará na feira o pulverizador MF 9030. Após dois anos no mercado, a máquina com exclusivo chassi flexível, conquistou produtores por todo o país. O modelo é capaz de absorver as irregularidades do terreno mantendo a estabilidade e tração durante a aplicação de defensivos, absorvendo as imperfeições do solo mantendo as barras estáveis.

A Massey Ferguson estará com sua linha completa de produtos e atendimento especializado em um estande com mais de 3 mil m² no parque de exposições de Cascavel. Equipes de concessionários estarão prontas para atender os produtores e indicar as melhores soluções em equipamentos, peças e financiamentos para cada perfil de empresário e seu tipo de produção. Novidades também chegam por meio da Santal. A empresa tem atuação destacada no mercado canavieiro e estará junto com a rede Massey Ferguson para suprir a demanda crescente no setor.

“Somos mais do que líderes em tratores, somos líderes em tecnologia, por isso ano a ano, com a disponibilidade de soluções completas ao produtor ampliaremos ainda mais a nossa participação em outros nichos de mercado. A Coopavel é sem dúvida uma importante vitrine para o nosso cliente”, conclui Eckert.

Sobre a Massey Ferguson:

A marca Massey Ferguson é líder no mercado brasileiro de tratores há 50 anos ininterruptos. É fabricada pela AGCO, maior fabricante de tratores da América Latina e a maior exportadora do produto do Brasil. Os tratores, colheitadeiras e implementos Massey Ferguson são exportados para mais de 80 países, com atuação destacada nos Estados Unidos, Argentina, Venezuela, Chile e África do Sul. As fábricas no Brasil ficam no Rio Grande do Sul: Canoas (tratores), Santa Rosa (colheitadeiras) e Ibirubá (implementos). www.massey.com.br

Sobre a AGCO

A AGCO, YourAgricultureCompany, (NYSE:AGCO) é  uma  das líderes  mundi ais  focada na concepção, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas.  Para apoiar a maior produtividade no campo aAGCO  oferece   uma linha  completa  de produtos que inclui tratores, colheitadeiras, equipamentos para fenação e forragem, pulverizadores, equipamentos para preparo de solo, implementos, peças de reposição relacionadas e sistemas de armazenagem de grãos e produção de proteína.  Seus produtos são vendidos por meio das cinco marcas Challenger ®, Fendt®, GSI®, Massey Ferguson® e Valtra® e distribuídos globalmente por uma rede de 3.100 mil concessionários e distribuidores independentes, em mais de 140 países. A AGCOoferece financiamento ao cliente final por meio da AGCO Finance. Fundada em 1990, a AGCO tem sede em Duluth, GA, EUA. Em 2011, a AGCO registrou US$ 8,8 bilhões em vendas líquidas www.agcocoorp.com.

Fonte: S2Publicom

◄ Leia outras notícias