Publicado em: 13/07/2012 às 16:10hs
Para a pesagem em conjunto com a colheita e o baldeio, balança de grua e sensor de cargas nos fueiros são as alternativas mais interessantes para os forwarders. Durante o baldeio, balanças na ponteira da grua pesam e registram os pesos durante a descarga. O sistema da balança compreende uma biela com sensor montada entre a ponteira da grua e o rotator, e o software necessário.
Na Suécia apenas uma pequena parte da madeira e biomassa florestal é pesada nas balanças de grua. Na Finlândia quase metade de todos os forwarders são equipados com balança de grua.
A balança de grua da Komatsu tem um sensor hidráulico que envia os dados do peso sem fio, via Bluetooth, para a cabine. Os dados do peso são então apresentados como uma parte integrante do sistema de controle. A balança de ponteira da grua pesa tanto no carregamento quanto na descarga, mas o peso é registrado apenas durante a descarga, uma vez que oferece as leituras mais precisas.
A balança detecta a posição da grua e determina se a madeira está sendo carregada ou descarregada e quando a melhor leitura será alcançada. Durante o ciclo de carregamento, quando a grua passa sobre a pilha no caminhão o sistema analisa automaticamente os valores de medição e seleciona o peso mais representativo.
O resultado mais importante e mais relevante do estudo do instituto Skogforsk sobre os sistemas de pesagem suspensos em gruas em forwarders é o quão bem o sistema consegue pesar e calcular o peso da carga. A razão é simples - é como se usa normalmente e registra-se o peso quando se opera um forwarder.
De acordo com o estudo, as balanças medem o peso da carga com boa precisão e um baixo desvio padrão. No entanto, o melhor desempenho foi o da balança de grua da Komatsu, que - de acordo com o estudo - apresentaram resultados muito bons a este respeito. O desvio padrão para o sistema da Komatsu foi de 0,13 por cento por carga, que foi o menor desvio padrão entre todas as balanças de grua testadas. O estudo concluiu que os resultados indicam que a Komatsu foi muito bem sucedida com os seus algoritmos para calcular o peso, com base nas curvas de calibragem a partir do sensor.
Fonte: aab Propagamda
◄ Leia outras notícias