Maquinas e Implementos

Agrobrasília quer ter público internacional

Importantes projetos estão previstos para este ano, no âmbito da parceria entre o IICA e a Seagri-DF, dentre eles o de internacionalização da feira do agronegócio de Brasília e difusão do software Ruralpro em países da América do Sul


Publicado em: 30/01/2012 às 17:10hs

Agrobrasília quer ter público internacional

O Secretário de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), Lúcio Valadão, e o Representante do IICA no Brasil, Manuel Otero, reuniram-se, no dia 25 de janeiro, para fazer um balanço das atividades realizadas em 2011 no âmbito do Acordo de Cooperação firmado entre as instituições e as perspectivas para este ano.
 
Ao falar do sucesso da edição passada da AgroBrasília, feira de agronegócio do Distrito Federal, Valadão agradeceu a participação do IICA na realização do evento e pediu a ampliação da ação do Instituto na edição deste ano. “Para 2012, contamos com o IICA para internacionalizar a Feira, o que significa contar com a capilaridade do Instituto para a convocatória de representantes de países da região”, disse.
 
Manuel Otero, propôs a montagem de um encontro pré-evento entre Adidos Agrícolas das Embaixadas em Brasília, com o objetivo de discutir assuntos comuns para a garantia da segurança alimentar e o comércio agrícola entre os países.
 
Ao falar sobre seu primeiro ano de gestão, o Secretário ressaltou também a visão para 2012. “Sanear a administração dos processos vinculados à Agricultura; semear as novas iniciativas; e colher resultados e impactos significativos que contribuam com um maior desenvolvimento do setor no Distrito Federal”, afirmou Valadão.
 
Canal Santos Dumont - Ainda no escopo do Acordo entre as instituições foram apresentados, pelo IICA, os andamentos da elaboração do Projeto de Recuperação do Canal do Núcleo Rural Santos Dumont, que visa melhorar o sistema de abastecimento de água para irrigação. Uma das regiões agrícolas responsáveis pela produção de hortaliças para o DF e exportando o excedente para outros estados.
 
Geração de renda - Outros importantes projetos pautaram o encontro, dentre eles destaca-se o Projeto Sustentável de Geração de Renda nas áreas rurais do DF. Sobre esse tema, Marco Ortega, coordenador da área de Agronegócios do IICA no Brasil, ressaltou que “já foram concluídas as fases de elaboração da matriz de objetivos gerais, faltando apenas a montagem, em conjunto com a equipe da Secretaria, dos projetos de cooperação técnica”.
 
Outro destaque foi a consolidação do aporte por parte do IICA à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) na busca de recursos para divulgação do Software para a Gestão de Micro e Pequenas Empresas Agrícolas, conhecido como RuralPro. O IICA mantém um acordo com a Emater, para uso da ferramenta tecnológica desde março de 2011. O software foi criado em 1994 e contabiliza 4,3 mil downloads.

Fonte: Assessoria de imprensa do IICA

◄ Leia outras notícias