Laticínios

Professores da FEA-RP/USP participam de livro sobre cadeia láctea no Uruguai

Prof. Roberto Fava Scare participará do lançamento do livro que envolveu o método para Planejamento e Gestão Estratégica de Sistemas Agroindustriais do prof. Marcos Fava Neves


Publicado em: 10/07/2012 às 13:20hs

Professores da FEA-RP/USP participam de livro sobre cadeia láctea no Uruguai

O livro “La Cadena Lactea en Uruguay: Planeamiento Estrategico para el Litoral Oeste”, que será lançado dia 26 de julho, no Uruguai, contou com a  contribuição de dois professores doutores da Faculdade Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (FEA-RP/USP), Marcos Fava Neves e Roberto Fava Scare.

A obra é resultado de um estudo colaborativo entre pesquisadores internacionais, que teve como principal objetivo a construção do plano estratégico do Consórcio Regional de Inovação (CRI) da Cadeia Láctea do Litoral, no Uruguai. O plano foi desenvolvido em cinco etapas: mapeamento e quantificação da cadeia; diagnóstico estratégico; benchmarking nacional e internacional; análise de estratégia de negócios e posicionamento competitivo e estruturação de projetos estratégicos.

Os professores da FEA-RP contribuíram com sua experiência no mapeamento de cadeias produtivas do agronegócio no Brasil e com a estratégia metodológica que envolveu a implementação do Método de Planejamento Estratégico e Sistemas de Gestão do Agronegócio (GESis), criado pelo professor Fava Neves. O método oferece contribuições instrumental e metodológica de modo a descentralizar o desenvolvimento regional.

O estudo foi viabilizado por meio de um intercâmbio entre o Instituto Nacional de Investigação Agropecuária, a Compañía Láctea Agropecuaria Lecheros de Young (Claldy), a Universidade da Republica, o Laboratório Tecnológico do Uruguai e a empresa Pili, juntamente com a Agencia Nacional de Investigación e Innovación, a Uruguay Innova, a FEA-RP/USP, a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) e o Centro de Pesquisas e Projetos em Marketing e Estratégia (Markestrat).

Fonte: Imprensa FEA-RP/USP

◄ Leia outras notícias