Laticínios

Professor da FEA-RP/USP participa de lançamento de livro sobre cadeia láctea do Uruguai

Prof. Roberto Fava Scare participará do lançamento do livro que envolveu o método para Planejamento e Gestão Estratégica de Sistemas Agroindustriais do prof. Marcos Fava Neves


Publicado em: 26/07/2012 às 08:50hs

Professor da FEA-RP/USP participa de lançamento de livro sobre cadeia láctea do Uruguai

O Consórcio Regional de Inovação (CRI) da Cadeia Láctea do Litoral lança amanhã (26/7), em Paysandú, no Uruguai, o livro “La Cadena Lactea en Uruguay: Planeamiento Estrategico para el Litoral Oeste”. O evento de lançamento acontece no Centro Universitario de Paysandú (CUP) e contará com a presença do professor doutor da Faculdade Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (FEA-RP/USP), Roberto Fava Scare.

Professor do Departamento de Administração da FEA-RP, Roberto Fava participou da pesquisa que deu origem ao livro junto com o também professor da faculdade Marcos Fava Neves. A dupla contribuiu com sua experiência no mapeamento de cadeias produtivas do agronegócio no Brasil e com a estratégia metodológica que envolveu a implementação do Método de Planejamento Estratégico e Sistemas de Gestão do Agronegócio (GESis), criado pelo professor Fava Neves. O método oferece contribuições instrumental e metodológica de modo a descentralizar o desenvolvimento regional.

A obra é resultado de um estudo colaborativo entre pesquisadores internacionais, que teve como principal objetivo a construção do plano estratégico do Consórcio Regional de Inovação (CRI) da Cadeia Láctea do Litoral, no Uruguai. O plano foi desenvolvido em cinco etapas: mapeamento e quantificação da cadeia; diagnóstico estratégico; benchmarking nacional e internacional; análise de estratégia de negócios e posicionamento competitivo e estruturação de projetos estratégicos.

O estudo foi viabilizado por meio de um intercâmbio entre o Instituto Nacional de Investigação Agropecuária, a Compañía Láctea Agropecuaria Lecheros de Young (Claldy), a Universidade da Republica, o Laboratório Tecnológico do Uruguai e a empresa Pili, juntamente com a Agencia Nacional de Investigación e Innovación, a Uruguay Innova, a FEA-RP/USP, a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) e o Centro de Pesquisas e Projetos em Marketing e Estratégia (Markestrat).

Fonte: Imprensa FEA-RP/USP

◄ Leia outras notícias