Laticínios

Produtos da Argentina e Uruguai ainda ameaçam

Os problemas enfrentados na cadeia produtiva do leite não são apenas da porteira para dentro, mas também dela para fora


Publicado em: 23/07/2012 às 19:00hs

Produtos da Argentina e Uruguai ainda ameaçam

Além do preço aquém do necessário para rentabilidade e investimentos, o segmento sofre ainda com a concorrência da Argentina e Uruguai. Somente em 2012 as importações de leite destes países aumentaram 25% devido o Brasil não conseguir atender a sua demanda.

A informação é do presidente da Lacbom, Ademar Furtado. “O Brasil não consegue atender sua demanda e como a Argentina e o Uruguai possuem uma cadeia leiteira organizada veem no nosso país um bom cliente”.

Furtado explica que para as importações acabem é necessário que o produtor brasileiro nivele a produção na safra e entressafra. “Assim não teríamos períodos de ociosidade na indústria e os preços pagos aos produtores poderiam ter estabilidade. Mato Grosso não tem tamanhos problemas pois, consegue atender sua demanda que é de 5 milhões litros/ano, visto a produção ser de 8 milhões”.

A Lacbom conta com 1,5 mil cooperados que diariamente produzem 170 mil litros, sendo que 130 mil são transformados em longa vida. O sócio-proprietário da Fazenda Irmãos Santos, Luiz Carlos dos Santos, confirma o fato. “De fato, além do preço pago ser aquém do necessário para novos investimentos, a importação é outro problema que enfrentamos da porteira para fora. Concorre com o nosso no preço também, pois eles têm mais tecnologia e influencia a qualidade”, confessa.

Fonte: Folha do Estado

◄ Leia outras notícias