Publicado em: 15/10/2012 às 09:40hs
A partir desta segunda-feira (15), é a vez de dezoito produtores rurais de Miradouro serem capacitados na área, em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Muriaé. Por meio do incentivo à qualificação profissional, o Pronatec visa promover melhorias das condições de inserção no mercado de trabalho.
Mais do que transmitir conhecimento técnico, a capacitação aborda as competências básicas para o mundo do trabalho, empreendedorismo, noções de administração, ética, cidadania e preservação ambiental, além de frisar a importância do monitoramento das condições de higiene e segurança na fabricação dos produtos. Dividida em quatro módulos com duração total de 160 horas, a qualificação trabalha com uma metodologia que valoriza as experiências e expectativas dos alunos em relação ao mundo do trabalho. “O curso alia teoria e prática de forma participativa. Também é importante motivar os alunos e mostrar o quanto a capacitação faz a diferença na formação profissional deles”, descreve a instrutora Alice da Silva Machado.
Em Miradouro, esta é a segunda turma do curso, que também está beneficiando dezoito alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Padre Alfredo Kobal. “Estou treinando o que aprendi. Já fiz iogurte e todos da minha casa adoraram”, garante a estudante Laila Moreira de Freitas, de 19 anos. Para ela, esta é uma oportunidade de construir um futuro promissor. “Na primeira etapa do curso, a instrutora nos contou várias histórias de sucesso de pessoas que fizeram a capacitação e abriram o seu próprio negócio depois. Com isso, pensei em reunir um grupo para abrir um pequeno laticínio”, idealiza. No próximo módulo, com início no dia 22, os alunos irão aprender a fabricar mussarela, bebida láctea, queijo de coalho e doce de leite.
Em parceria com os Sindicatos de Produtores Rurais de Manhuaçu, Muriaé e Ponte Nova, estão em curso quinze turmas do Pronatec em Bovinocultura de Leite, Cafeicultura, Fruticultura, Olericultura, Derivados do Leite, Processamento de Embutidos e Defumados e Produção de Doces. Até dezembro, 26 turmas com aproximadamente 400 participantes serão capacitadas em municípios vinculados a esses sindicatos e ao sindicato de Mariana.
Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS
◄ Leia outras notícias