Laticínios

Piracanjuba Pró-Campo comemora mais de mil treinados

Programa tem objetivo de qualificar a mão de obra dos produtores e melhorar a qualidade da matéria prima "leite"


Publicado em: 23/08/2012 às 12:20hs

Piracanjuba Pró-Campo comemora mais de mil treinados

Os números surpreendem: são 1.116 produtores rurais treinados, em pouco mais de dois anos de atuação. Esses são os primeiros resultados do Programa de Apoio Técnico ao Produtor de Leite Piracanjuba – o Piracanjuba Pró-Campo. Para celebrar a conquista, no dia 5 de setembro, quarta-feira, será realizado um encontro com os parceiros do programa para apresentação dos resultados alcançados até o momento e para definição de novas estratégias e diretrizes. Logo após o encontro, será oferecido um almoço de confraternização.

“A pecuária leiteira brasileira cresce consideravelmente e os problemas relacionados à atividade, como falta de mão de obra especializada, baixa produtividade do rebanho e alto custo de produção, se intensificam. Com o Piracanjuba Pró-Campo, colaboramos para a mudança desse cenário”, afirma Luiz Magno, Diretor de Expansão do Laticinios Bela Vista.

Criado em 2010, o Piracanjuba Pró-Campo tem o objetivo de qualificar os produtores e a sua mão de obra, com o intuito de melhorar a renda e a qualidade de vida de cada um deles, além de priorizar a qualidade da matéria prima “leite”. “O programa visa atender o alto nível de exigência do mercado consumidor e estabelecer uma parceria duradoura com os fornecedores. Por meio dele, a empresa disponibiliza produtos e serviços de forma a promover o desenvolvimento, o crescimento e o aumento da renda e da lucratividade do produtor de leite”, explica Luiz Magno. Dentre os serviços e produtos disponibilizados, estão a Assistência Técnica Gerencial e o Centro de Apoio Técnico ao Produtor de Leite.

Pioneiro no Brasil, o programa apoia, orienta, capacita e treina os produtores de leite e funcionários das propriedades rurais, bem como associações ligadas ao segmento da produção leiteira, profissionais que trabalham com assistência técnica e instituições de ensino. Com dois anos e seis meses de atuação, março de 2010 a setembro de 2012 o programa já promoveu o treinamento de 1.116 pessoas e recebeu 2.156 pessoas em eventos promovidos tais como dias-de-campo, visitas e excursões técnicas.

Entenda o projeto

O Piracanjuba Pró-Campo é constituído por dois pilares básicos: 1) Assistência Técnica Gerencial ao Produtor de Leite Piracanjuba e 2) Centro de Apoio Técnico ao Produtor de Leite Piracanjuba.

Assistência Técnica Gerencial ao Produtor de Leite Piracanjuba

São disponibilizados aos produtores (divididos em grupos de 15 a 20 participantes) assistência de um técnico de nível superior (veterinário, zootecnista ou agrônomo), bem como uma central de processamento de dados para auxiliá-los no gerenciamento de dados zootécnicos e financeiros de cada propriedade. Isto colabora para sustentabilidade da produção de leite através da qualidade do produto, do aumento da produtividade, da redução de custos, da melhoria genética, da alimentação, da sanidade e da gestão do negócio.

O custo da assistência varia de acordo com a produção mensal de leite do produtor assistido, sendo que o Laticinios Bela Vista subsidia uma parte desse custo. Esse subsídio decresce a cada ano (40% no 1°ano, 30% no 2° ano, 20% no 3° ano e 10% no 4° ano). Assim, a partir do 5° ano, o produtor já tem condições, com as melhorias alcançadas, de manter a assistência técnica sem a ajuda do Laticinios Bela Vista.

É importante destacar que o técnico faz uma visita mensal na propriedade assistida. Na ocasião, ele avalia o resultado da visita anterior, faz a programação do dia e planeja as atividades do mês seguinte. É ele quem orienta o produtor no controle de suas atividades, como custos de produção, índices de fertilidade, produção de alimentos, sanidade dos animais, recria de bezerras, entre outros.

Os técnicos de campo são remunerados de acordo com os resultados atingidos em cada uma das propriedades assistidas segundo os critérios: 1- Valor piso – mínimo pago por visita; 2- Contagem bacteriana total (CBT); 3- Contagem de células somáticas (CCS); 4- Aplicação da metodologia de trabalho do programa; 5- Melhoramento genético do rebanho; 6- Capacitação dos envolvidos na atividade; 7- Uso das tecnologias Biocarrapaticidograma e controle estratégico de ecto e endoparasitas; 8- Qualidade da água utilizada na propriedade; 9- Adequação da Unidade Demonstrativa da região e; 10- Controle das enfermidades Brucelose e Tuberculose. Com este sistema de pagamento por resultados o Piracanjuba Pró-Campo busca proporcionar um melhor serviço de assistência técnica aos fornecedores de leite do Laticínios Bela Vista.

Atualmente, o Piracanjuba Pró-Campo é constituído de 14 grupos de assistência técnica, localizados nas regiões de Piracanjuba, Pires do Rio, Bela Vista de Goiás, Nerópolis, Anápolis, Aragoiania, Edéia, Indiara, Itaberaí, Itapuranga, Buriti, Vianópolis – todos no estado de Goiás – e Santa Vitória e Iraí de Minasem Minas Gerais, totalizando 319 produtores assistidos.

Para participar da assistência técnica é necessário que o produtor venda o leite ao Laticinios Bela Vista, pois o pagamento é feito mediante desconto na folha do pagamento. Caso algum produtor se interesse em participar da assistência e não tenha nenhum grupo formado em sua cidade, basta entrar em contato com o supervisor de compra de leite, que orientará sobre o grupo mais próximo da região onde está.

Centro de Apoio Técnico ao Produtor de Leite

Além do custo subsidiado na assistência técnica, o Laticinios Bela Vista oferece apoio aos técnicos e produtores através do Centro de Apoio Técnico ao Produtor de Leite. Trata-se de uma propriedade rural, uma espécie de fazenda-escola, composta de um Centro de Treinamento de mão de obra, de uma Unidade Demonstrativa de Produção de Leite, de uma Unidade de Recria e Venda de Touros reprodutores de raças leiteiras, além da Unidade de Responsabilidade Socioambiental e Unidade Laboratório de Biocarrapaticidograma.

 O Centro de Treinamentos é uma estrutura de apoio para cursos e palestras e disponibiliza todos os requisitos necessários para um bom treinamento: salas para aulas práticas e teóricas, alojamentos, refeitórios, animais, além de instrutores altamente qualificados, ligados ao SENAR-GO e a CRV-Lagoa e outras empresas e entidade que por ventura possam colaborar. Podem participar dos treinamentos proprietários rurais, seus filhos, funcionários de fazendas, estudantes e pessoas ligadas à área de produção de leite. Não há necessidade de serem fornecedores do Laticínios Bela Vista.

Os cursos disponibilizados atendem às necessidades das diversas áreas da pecuária de leite. Os principais treinamentos são: Bovinocultura de Leite e Inseminação Artificial de Bovinos, oferecidos durante três semanas por mês.

Os produtores passam seis dias no local - de segunda a sábado – e realizam os dois treinamentos. Todos os cursos são gratuitos e as despesas com instrutores, alimentação e alojamento são custeadas pelos parceiros: Laticínios Bela Vista, SENAR-GO, CRV Lagoa e outros.

Na semana em que estes dois treinamentos não acontecem, o local é destinado à realização de cursos extras, dias de campo e visita técnica, nas quais são ministrados cursos de um dia para cerca de 30 pessoas. O grupo tem palestras sobre qualidade do leite, processo de produção e ordenha do leite, cria de bezerras, entre outros temas que são determinados de acordo com a época do ano, com as necessidades e com a realidade do momento.

Após realizar o treinamento, os alunos são avaliados e, conquistando o aproveitamento necessário, recebem os certificados, que são emitidos pelas entidades parceiras (SENAR-GO, CRV Lagoa e Laticinios Bela Vista "Piracanjuba Pró-Campo"). O Centro é aberto à visitação para todos os produtores.

Fonte: Link Comunicação Empresarial

◄ Leia outras notícias