Laticínios

Piracanjuba desenvolve leites em pó e composto lácteo, para públicos diferenciados

Importante fonte de cálcio, proteínas e sais minerais, o leite recebeu diversas variações para atender às necessidades de públicos específicos


Publicado em: 24/02/2012 às 10:20hs

Piracanjuba desenvolve leites em pó e composto lácteo, para públicos diferenciados

Sejam crianças, mulheres preocupadas com o peso ou atletas, todos encontram um tipo de leite em pó do jeito que precisam. Além da opção integral, a Piracanjuba, uma das maiores marcas do segmento lácteo brasileiro, desenvolveu o leite em pó desnatado, com teor zero de gordura, e os compostos lácteos com proteína do soro do leite, muito utilizada por atletas de alto desempenho para o auxílio no ganho de massa magra.

A versão em pó preserva todos os nutrientes originais do leite, como a alta concentração de cálcio, proteínas e sais minerais, com a vantagem de ter a validade ampliada e poder ser levado e preparado em qualquer lugar com mais praticidade. Comparado ao leite em pó integral, o desnatado apresenta 35% a mais de proteínas de alto valor biológico, além de mais 30% de carboidratos. “Os nutrientes encontrados em maior quantidade, proteínas e carboidratos, são a base para uma dieta equilibrada”, explica Helena Camargo, Engenheira de Alimentos da Piracanjuba.   

Processo de produção


Leite em pó é uma categoria de derivado lácteo produzido a partir do processo de secagem de leites com variados teores de gordura, que são transformados num pó fino. Dependendo da quantidade final de gordura, o produto pode ser classificado como integral, semidesnatado ou desnatado. Só para se ter uma ideia da diferença, enquanto o leite em pó integral Piracanjuba apresenta 26% de gordura, 26% de proteína de alto valor biológico e 40% de carboidrato, o leite em pó desnatado da mesma marca possui índice de gordura zero, 36% de proteínas de alto valor biológico e 52% de carboidratos. Portanto, “o leite em pó desnatado é uma boa opção para pessoas em dieta de restrição de calorias”, explica Helena.    

Em seguida, é possível melhorar a solubilidade do pó a partir de um processo que reincorpora uma pequena quantidade de água aos grãos. Dessa forma, eles são agrupados em mini-esponjas capazes de absorver melhor o líquido. Assim, o leite pode ser classificado ainda como instantâneo, aquele que se dissolve sem a necessidade de agitação muito vigorosa. O leite em pó instantâneo deve estar de acordo com a Portaria 369/97 do Ministério da Agricultura, que fixa a umectabilidade e a dispersibilidade desse tipo de leite em, no máximo, 60s e 90%m/m, respectivamente”, revela Helena.

Proteína diferenciada


Além dos leites em pó tradicionais, os compostos lácteos têm caído no gosto do consumidor brasileiro. A nova categoria de produtos mescla aos leites em pó ingredientes que mudam suas características sensoriais e nutricionais, oferecendo novas opções de sabor e preço para os consumidores.

Outra característica interessante dos compostos é a presença do soro do leite, que possui proteínas com ampliada capacidade de absorção e alta concentração de aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada, usado por atletas para o ganho de massa muscular. “As proteínas do leite e do soro do leite se misturam, caracterizando uma opção diferenciada, tanto no sabor, quanto na qualidade nutricional”, finaliza a Engenheira de Alimentos.

Fonte: Link Comunicação Empresarial

◄ Leia outras notícias