Publicado em: 16/08/2012 às 07:50hs
Situada no município que responde pela segunda maior produção leiteira do Estado de Santa Catarina, a Gran Mestri inaugura neste sábado (18), às 14h30, em Guaraciaba (extremo Oeste), seu novo parque industrial, com área construída de 12 mil metros quadrados e geração de 200 empregos diretos. Fabricante do nobre e milenar queijo tipo grana padano, a empresa trabalha hoje com 200 pequenos e médios produtores da região, com base de fornecimento diário de 500 litros de leite cada um. Acari Menestrina, proprietário da indústria, quer chegar a mil fornecedores em dois anos.
Foram investidos R$ 28 milhões na ampliação, que deixou a área construída da empresa seis vezes maior do que seu núcleo original, inaugurado em dezembro de 2004. Com a nova unidade, a Gran Mestri está ampliando também sua produção: mantém o grana, mas investe ainda na manteiga e nos queijos do tipo pecorino (com leite de ovelha), montanhês e parmesão. No total, vai produzir 30 toneladas de queijo diariamente, dez por cento disso de grana padano.
Todo o equipamento para a produção e todos os ingredientes são importados. De acordo com Menestrina, a Gran Mestri é a única empresa brasileira a produzir queijo dentro dos padrões internacionais de qualidade. Mestres queijeiros italianos vêm a cada três meses ao Brasil para acompanhar a produção.
Com 12 câmaras frias, a indústria tem capacidade de armazenar um milhão de quilos de queijo e prevê um faturamento de R$ 150 milhões ao ano. A produção tem foco no mercado interno, que, segundo Menestrina, cresce rapidamente: “O brasileiro consome de 2,8 a 3 quilos de queijo por ano, mas nos dois últimos anos houve um crescimento de mais de 80% nessa linha de consumo. O hábito está mudando. Só em Chapecó eu vendo mil quilos de Gran Mestri por mês”, garante. “E o Brasil tem 40 milhões de pessoas de altíssimo poder aquisitivo. É para essas pessoas que nós vamos produzir.”
Para a inauguração, estão previstas as presenças do governador Raimundo Colombo, do secretário de Agricultura e Pesca, João Rodrigues, e do senador Luiz Henrique da Silveira.
O queijo
O grana padano é um dos queijos mais saborosos do mundo, fabricado com requintadas e imutáveis técnicas milenares. De paladar delicado e aroma frutado, tem origem na região da Padânia, Norte da Itália. Narra a lenda que foi criado por religiosos que queriam aproveitar o excedente de leite e elaboraram um queijo de massa dura, que, durante a cura, mantinha inalteradas as propriedades nutritivas do leite e que conferia ao produto um sabor excepcional. A estrutura granulosa justificou o nome de ‘grana’ e, com o passar dos anos, o sabor doce e agradável ganhou o mundo como uma obra-prima italiana. O queijo, cuja manufatura prossegue repetindo as técnicas originais, exige de 12 a 24 meses de maturação, onde é virado e escovado a cada dez dias “para respirar”, até chegar ao estágio de consumo. A cada 900 litros de leite, são produzidos dois queijos de 40 quilos cada.
Fonte: Palavra Comunicação
◄ Leia outras notícias