Laticínios

Emater-MG participa da Superagro 2012

Encontro Estadual Minas Leite começa amanhã e Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal será na sexta-feira


Publicado em: 06/06/2012 às 19:00hs

Emater-MG participa da Superagro 2012

O leite e o queijo minas artesanal, dois produtos bem típicos da agricultura familiar mineira, ganham mais destaque na Superagro 2012, a partir desta quinta-feira, dia 07 de junho. Até sexta-feira, será realizado o Encontro Estadual Minas Leite. O evento, destinado a produtores rurais, técnicos do segmento e acadêmicos de ciências agrárias, vai apresentar diversas palestras relativas ao Programa de Qualificação Gerencial e Técnica dos Sistemas de Produção Pecuária Bovina do Estado de Minas Gerais (Minas Leite).Também está programado na mesma data (08/06), o 5º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, com a participação dos cinco primeiros classificados da cada região produtora (Cerrado, Araxá, Canastra, Serro e Campo das Vertentes).

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é a executora dos programas Minas Leite e Queijo Minas Artesanal.

O Minas Leite, lançado no final de 2005 pelo Governo do Estado, por meio da Seapa, já beneficiou 1.076 produtores, em 338 municípios. O programa tem por objetivo, promover a qualidade de vida dos pecuaristas familiares, a partir da construção técnica, organização e gestão dos sistemas de produção na pecuária bovina, propiciando integração nas cadeias produtivas vinculadas à atividade. “São implementadas técnicas simples, geralmente de baixo custo para garantir retorno e aumento das receitas”, explica o coordenador técnico Marcos Meokarem.

Já no Programa Queijo Minas Artesanal, o foco é o aprimoramento da qualidade do produto. Para tanto, a Emater-MG incentiva a capacitação dos produtores em boas práticas de fabricação, com vistas ao cadastramento das queijarias no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), orgão estadual responsável pela inspeção sanitária do produto. A coordenadora técnica da Emater-MG, Marinalva Soares, informa que atualmente há 213 produtores cadastrados no IMA e que a expectativa para o decorrer deste ano é cadastrar outros cem.

Na Superagro, o queijo minas artesanal ocupa cinco estandes na Vila da Agricultura Familiar, espaço destinado à mostra e comercialização de produtos deste segmento rural. A seleção dos melhores queijos no Estado, durante a realização do Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal, começará, às 14 h, de amanhã. A premiação dos vencedores, com a entrega de troféus está prevista para as 18h. Segundo Marinalva Soares, o queijo premiado pelo concurso ganha mais visibilidade no mercado. “Isso agrega mais valor na comercialização e faz com que o produto premiado assegure mais espaço no comércio diferenciado como casas de vinho e delicatessens”, acentua.

Em todo Estado, existem cerca de 30 mil produtores de queijo minas artesanal. Destes, aproximadamente 10 mil estão nas regiões caracterizadas como tradicionais produtoras. A Emater-MG incentiva o cadastramento das queijarias no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O cadastramento é a comprovação oficial das boas qualidades do queijo, no aspecto sanitário, uma vez que traz segurança alimentar ao consumidor. Também abre portas de novos mercados para o produto.

Historicamente, Minas Gerais se destaca como o maior produtor de leite do país. Segundo dados do IBGE, trabalhados pela Embrapa Gado de Leite, em 2010 o Estado produziu 8,3 bilhões de litros, representando 27,3% da produção nacional. Minas possui o maior rebanho de vacas ordenhadas, com 5.447.005 cabeças e uma produtividade expressa em litros de leite/vaca/ano de 1540. O IBGE, por meio do Censo Agropecuário 2006, registra que em Minas Gerais, a bovinocultura é encontrada em 352.726 estabelecimentos rurais, ou seja, 64% do total de 551.617 existentes no Estado.

A Superagro Minas 2012 vai até o domingo, 10 de junho, no complexo Parque de Exposições da Gameleira /Expominas, em Belo Horizonte. A realização é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae-MG.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater-MG

◄ Leia outras notícias