Publicado em: 23/09/2020 às 16:45hs
Willem Berend Bouwman: Presidente da Castrolanda
Por: Edgar Moises Taques Ribas Filho
A Cooperativa Castrolanda foi reconhecida novamente com o troféu ‘A Granja do Ano’ na categoria Destaque Nacional em Pecuária Leiteira. Realizado pela Revista A Granja, a premiação completou em 2020 a sua 35ª edição e consolidou-se como uma das mais importantes e tradicionais da agropecuária nacional. Neste ano, foram contempladas 30 empresas, personalidades, entidades ou instituições que se destacam em segmentos relevantes ligados direta ou indiretamente ao agro no país.
A entrega do troféu, diferente de outras edições, ocorreu diretamente na sede da Castrolanda e o Diretor Presidente da Cooperativa, Willem Berend Bouwman, foi entrevistado para publicação na revista que contempla todos os ganhadores.
Confira abaixo:
Planos de ação específicos em cada propriedade e monitoramento constante resultam em excelência da produção leiteira da Castrolanda.
A cadeia leiteira tem uma grande representatividade para os negócios da Castrolanda, pois possibilita empregos diretos e indiretos, além de ser provedora de significativos faturamentos para toda a operação dos negócios da cooperativa. Atualmente, na produção de leite, contamos com 345 cooperados no Paraná, e 69 cooperados em São Paulo, totalizando 414 produtores.
Em 2019, nós produzimos 373,275 milhões de litros de leite, o que representou um crescimento de aproximadamente 15% em relação ao ano de 2018. Já em 2020, mesmo com todas as dificuldades frente à pandemia da Covid-19, nos sete primeiros meses do ano, alcançamos um resultado de produção 13% superior em relação ao mesmo período do ano anterior. De modo geral, o resultado faz parte de toda uma cadeia de gestão integrada, pois, mesmo diante das adversidades, o nosso objetivo é avançar e evoluir.
O investimento na torre de secagem de leite em pó. Ao alocar R$ 92 milhões, já considerando a variação do dólar, foi possível capacitar as operações para absorver o crescimento e trabalhar na diversificação do mix de produtos das plantas. A produção da torre, que teve início no final de dezembro de 2019, tem capacidade diária de 600 mil litros de leite.
Os diferenciais começam com os próprios cooperados, pois, via de regra, são produtores preocupados com essa temática, sendo muito inovadores em suas propriedades. O trabalho com qualidade do leite nas regiões de atuação também foi pioneiro no Brasil. Se considerarmos os principais indicadores de qualidade do leite, Contagem de células somáticas (CCS) e Contagem padrão em placas (CPP), a nova normativa 76-77 (Vigente no momento), indica como valores de referência 500 mil células/mL e 300 mil UFC/ mL, respectivamente. Em julho de 2020, para efeito explicativo, os resultados médios da Castrolanda foram: 217 mil células/mL e 8 mil UFC/mL.
Se fôssemos analisar as médias anuais, os valores de CCS e CPP foram: 240 mil células/mL e 9 mil UFC/mL. Isso é fruto da equipe técnica especializada, a qual desenvolve planos de ação específicos em cada propriedade e monitora os dados de qualidade constantemente. Existem diversos projetos que são desenvolvidos por nossa equipe técnica na área do leite que impactam diretamente de forma positiva os cooperados e, consequentemente, a produção e qualidade do produto dentro da porteira.
O conceito de negócios de lácteos da Unium pode ser considerado o grande diferencial. É através da intercooperação com Frísia e Capal que nós conseguimos otimizar a produção, potencializar nossos negócios e, consequentemente, crescer juntos. Além disso, a industrialização prestada para os parceiros comerciais garante uma posição de destaque no cenário nacional. Há também a garantia para o cooperado de que o leite produzido tenha colocação com preço justo e compatível com o volume e a qualidade do que é entregue durante todo o ano.
Fonte: Cooperativa Castrolanda
◄ Leia outras entrevistas