Frigoríficos e Abatedouros

PNDS reúne frigoríficos da região paulista para definir ações na agroindústria

Com o intuito de conhecer as demandas das agroindústrias paulistas


Publicado em: 15/06/2012 às 20:20hs

PNDS reúne frigoríficos da região paulista para definir ações na agroindústria

O Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) realizou nos dias 28 e 29 de maio, um ciclo de quatro reuniões com os frigoríficos parceiros: Cowpig, Frigodeliss, Friss e Santa Rosa, para alinhar as principais ações que personalizem os trabalhos dentro dos frigoríficos. A atividade faz parte do plano de ação da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) aos setores ligados a suinocultura de São Paulo junto a Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) e o Sebrae/SP.

As opções oferecidas pelo plano de trabalho no estado são consultorias industriais para áreas específicas como: gestão da produção e custos, fluxo de métodos e processos frigoríficos, marca e embalagens, ou ainda consultoria em cortes suínos. Estas ações oportunizam o aprimoramento e desenvolvimento do frigorífico e permitem o aumento da eficiência do negócio, além de agregar valor à atividade.

Para este ano o PNDS idealizou mais de 10 ações para São Paulo, de forma sistematizada para os três elos da cadeia: produção, industrialização e comercialização, focadas nas cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos. O estado concentra mais de 40 milhões de habitantes, responsáveis por ¼ do consumo da carne suína brasileira, o que corresponde a 650 mil toneladas, valor superior ao total das exportações anuais do produto.

Dentro do elo da comercialização o plano de trabalho de São Paulo prevê ações promocionais de carne suína, com o objetivo de aumentar a venda do produto, promovendo campanhas no varejo e treinamentos de promotores de vendas e dias de campo com profissionais do setor.

O Circuito do Conhecimento, marcado para 25 de junho, será uma das oportunidades de mostrar, por meio de palestras, o mercado da carne suína, a condições atuais do agronegócio brasileiro e auxiliar os suinocultores presentes na tomada de decisão. O encontro contará com a palestra “O mercado de carne suína no Brasil”, ministrada pelo consultor e médico-veterinário, Dr. Luciano Roppa, e também com o conteúdo da palestra “O Papel do Agronegócio na Transformação do Brasil”, proferida pelo especialista em planejamento e gestão estratégica, Dr. Marcos Fava Neves.

Na produção, o plano prevê a realização do Seminário PRATICS, metodologia utilizada pela empresa Integrall Soluções em Produção Animal, que visa a capacitação de gerentes de granjas do setor por meio de palestras sobre gestão de equipes e gerenciamento dos gargalos de produção. A metodologia também aborda tópicos atuais sobre o manejo reprodutivo de machos e fêmeas e mostra na teoria e na prática os passos para atingir o bem-estar animal na produção de suínos. Ainda com foco nessa área o Programa de Capacitação Total da Suinocultura (PCT), será ministrado em um ciclo de seis minicursos para gerentes de granjas e chefes de setor, com o objetivo de aumentar a eficiência a respeito das rotinas e procedimentos diários das granjas.

Os suinocultores do estado também terão a oportunidade de participar, junto a uma missão do Sebrae-SP, de um dos mais importantes eventos mundiais do segmento de alimentos e bebidas, Feira Sial Paris 2012. O encontro, que acontece de 21 a 25 de outubro na capital francesa, é voltado para empresas interessadas em exportar, importar, estabelecer parcerias e conhecer as novas tendências internacionais no segmento de alimentos e bebidas. A programação inclui visitas aos expositores, com acompanhamento técnico, e a um centro de distribuição ou instituto de pesquisa.

O Festival Gastronômico previsto para o segundo semestre de 2012 complementa as ações de comercialização, buscando colocar a carne suína de forma permanente nos restaurantes do estado.