Frigoríficos e Abatedouros

PNDS promove consultoria industrial no frigorífico Saboritta

Localizado em um dos maiores polos de suinocultores da Bahia, o frigorífico se atualiza para o crescimento empresarial


Publicado em: 01/06/2012 às 11:10hs

PNDS promove consultoria industrial no frigorífico Saboritta

Com o objetivo de aumentar o consumo da carne suína e oferecer qualidade ao consumidor, o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) em parceria com a Associação Baiana de Suinocultura (ABS) e apoio do  Sebrae/BA, promovem a consultoria em gestão de empreendimento agroindustrial no frigorífico Saboritta, que proporciona a elaboração de um modelo de gestão operacional, acompanha a implementação e ainda propõe um modelo de gestão estratégica.

O objetivo é fornecer aos envolvidos em atividades ligadas ao agronegócio um contato qualificado e diferenciado com as recentes tendências de processos e tecnologias de administração, com vistas à qualificação de sua ação gerencial frente aos desafios que enfrentam em suas atividades.

A consultoria que tem previsão de término para o final deste ano está sendo conduzida pela BFLM Consultoria, empresa com 10 anos de história especializada em gestão de empreendimentos. O consultor da BFLM e credenciado pelo Sebrae/BA, Massilon Araújo, responsável pela ação, explica que a consultoria começa com uma análise da situação atual do empreendimento e, após isso, a elaboração de  projetos que visam a sustentabilidade. “A consultoria quer atingir todo o setor administrativo do frigorifico buscando soluções para a cadeia produtiva, auxiliando na capacitação de pessoal, custo de produção, eficácia na produção, estudo de mercado, ou seja, trazer para a empresa mais eficiência e torná-la mais competitiva”.

Segundo a analista do Sebrae/BA, Lucia Leite, a consultoria contribui para o crescimento e organização da empresa, beneficiando ainda o desenvolvimento da carne suína. “A consultoria industrial tem reflexo no desenvolvimento da suinocultura como um todo, pois o objetivo é a promoção, o fomento e o apoio das cadeias produtivas”, diz. A analista acrescenta que a consultoria é dividida em três partes. Na primeira serão apontadas as demandas e prioridades a serem tratadas, depois a elaboração, acompanhamento e gestão do plano de operações, em que serão desenvolvidas competências gerenciais e operacionais. Por fim, será realizado o plano de mercado. “O que pretendemos com a consultoria é que o empreendimento tenha resultados mensuráveis, a exemplo do aumento da lucratividade”, conclui Lúcia Leite.

Para a proprietária do frigorífico Saboritta, Cirene Moreno, “a expectativa é que o projeto possa trazer crescimento e novas oportunidades para o frigorífico”, diz. Cirene acrescenta que o Saboritta tem como principais clientes os supermercados e, por isso, oferece diferentes tipos de cortes para facilitar o preparo da carne.

Segundo o presidente da ABS, Marcelo Plácido, a consultoria traz o crescimento no elo da comercialização. “Temos certeza que a consultoria para os frigoríficos nos ajudará a resolver um dos maiores problemas na comercialização de carne suína, que é a falta de cortes específicos de boa qualidade, além de atender a uma das premissas do PNDS, a parceria com grandes redes e a divulgação da qualidade da carne suína”, encerra.

Fonte: Comunicação ABCS

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