Frigoríficos e Abatedouros

LAR: Imersão em processos revela oportunidades na Unidade Industrial de Aves

Gerenciar uma empresa, atividade, setor ou mesmo a casa, o salário, os gastos, sempre depende de ferramentas adequadas


Publicado em: 09/10/2012 às 08:00hs

LAR: Imersão em processos revela oportunidades na Unidade Industrial de Aves

Quanto melhor o processo, melhor os resultados, melhor a eficácia, a eficiência. Na atividade avícola da Cooperativa Lar, que está em franca expansão e naturalmente é ampla, é necessária a sintonia perfeita entre as áreas que a compõem para que os resultados positivos sejam maximizados.

Mapeamento - Com objetivo de conhecer detalhadamente a Unidade Industrial de Aves, que atualmente industrializa 252 mil frangos/dia e que tem 3.600 funcionários, desde janeiro desse ano foi realizado um mapeamento dos seus processos industriais, envolvendo lideranças e funcionários das linhas de produção, no sentido de estabelecer parâmetros de avaliação, formas de monitoramento e de tomada de ações corretivas nos desvios. Para auxiliar neste processo, a cooperativa contratou a ABS Consultoria, com experiência no segmento de abate de aves e trabalhos já realizados em outras empresas, incluindo cooperativas coirmãs da Lar.

Encerramento - Uma reunião de encerramento desse trabalho de levantamento foi realizada no dia 05 de setembro e, nas palavras do consultor coordenador do projeto, Wagner Máximo, embora os trabalhos de consultoria tenham sido aplicados a uma parte da cadeia avícola (na Unidade Industrial de Aves), os resultados também se refletiram na melhora de todo o processo de produção, transporte e comercialização final. Para um futuro próximo, há ainda a possibilidade de uma evolução em processos como fábrica de rações e logística, cuja contratação da consultoria está em avaliação.

Mercado externo - A Unidade Industrial de Aves foi concebida para produzir para o mercado externo e está ingressando no mercado interno, cuja demanda de produção, em relação às características dos produtos, é diferente. Com o mesmo objetivo de eficiência, é preciso uma reorganização dos processos produtivos que envolvem máquinas, procedimentos e mão de obra.

Industrialização - A área de vendas também define o produto a ser industrializado. As áreas de produção e industrialização em sintonia vão maximizar os resultados, que se revertem em ganho para a cooperativa e os produtores. “O desafio da equipe interna é bastante grande e nenhuma parte da empresa pode parar. São sempre novos projetos, novos produtos, e surgem novos programas para melhorar a sua competitividade, e com a Lar não vai ser diferente. Precisa continuar se organizando para conquistar o mercado interno de forma mais adequada,  e com a equipe e os gestores que hoje possui, tem todas as condições para corresponder de maneira positiva”, ressaltou o consultor. Ao produtor também a palavra de estímulo e reconhecimento, até porque o mercado está cada vez mais comprador de carne de frango, o que exige também do produtor cada vez mais atenção às orientações de manejo e produção, seguro de que a garantia do produto é, em grande parte, resultado do bom trabalho que ele realiza.

Participação - Além da equipe de consultores que apresentaram os resultados do trabalho e dos dois funcionários da Lar que farão a perpetuação do projeto, Rodrigo Lângaro e Everson Andreolla, participaram da reunião de encerramento o diretor secretário Lar, Urbano Inácio Frey; o gerente da Divisão de Pecuária, o médico veterinário Milton Bortolini; o gerente de Estratégias e Logística, Ademir Pereira da Silva; o gerente da Divisão de Alimentos, Jair Meyer; a gerente da Unidade Industrial de Aves, Lérida Fantin de Vargas; o gerente de Suporte da Unidade Industrial de Aves, Rafael Camargo e o gerente da Divisão Industrial, Clédio Roberto Marschall, que deixou clara a importância da consultoria em apontar de forma rápida e eficaz todos os pontos do processo industrial,  de maneira sustentada. “Hoje temos os resultados indicados por linha de produção. É a ciência aplicada nos processos”, ressaltou.  A Consultoria fez uma imersão nos processos produtivos e operacionais da Unidade Industrial de Aves, trazendo para a cooperativa uma metodologia, uma sistemática de gestão, baseada em indicadores, com avaliações contínuas e que permitem evolução aos processos, aperfeiçoamento e, consequentemente, resultados positivos.

Qualidade - A Unidade Industrial tem atendido o mercado consumidor com produtos de qualidade, apoiando a Divisão de Alimentos e aproveitando as oportunidades encontradas em nichos de mercado. O desafio é grande, especialmente pela necessidade de manutenção dos padrões, e o apoio de todos é fundamental. “A palavra de ordem é comprometimento. Concordar é apenas uma pequena contribuição, fazer acontecer, ter atitude, e buscar o resultado, é dessa equipe que precisamos, a fim de continuar o investimento e perpetuar a empresa”, concluiu o diretor secretário da Lar, Urbano Inácio Frey.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Lar

◄ Leia outras notícias