Frigoríficos e Abatedouros

Itanhém e Medeiros Neto ganham frigoríficos

Equipamentos vão garantir carne saudável e combater o abate clandestino


Publicado em: 21/09/2012 às 14:00hs

Itanhém e Medeiros Neto ganham frigoríficos

Localizados no Extremo Sul da Bahia, região que concentra o maior rebanho bovino do Estado, com 1,6 milhão de cabeças, os municípios de Itanhém e Medeiros Neto acabam de ganhar dois abatedouros frigoríficos. Representando o governador Jaques Wagner, e acompanhado pelo diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adab), Paulo Emílio Torres, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, assinou, nesta quinta-feira (20), ordens de serviço, autorizando a Superintendência de Construções Administrativas (Sucab), a adotar as providências necessárias para o início das construções. A empresa vencedora da licitação, Aliança, disse através do seu sócio-diretor, Laércio Souza Júnior, que as obras já serão iniciadas a partir da próxima segunda-feira.

Centenas de criadores participaram dos eventos, realizados no Parque de Exposições de Itanhém e na Câmara de Vereadores de Medeiros Neto. Os atos de assinatura das ordens de serviços contaram com as presenças, além de Salles, do diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, dos deputados Mário Negromonte Júnior e Ronaldo Carleto, do secretário da Agricultura de Itanhém, Rogério Lopes, e do prefeito de Medeiros Neto, Adalberto Alves Pinto, chamado pela população de Beto Pinto.

“Esse é um dia histórico, um dia de justiça para essa região, uma das mais importantes da pecuária brasileira”, disse o secretário Eduardo Salles, explicando que “esses equipamentos significam a garantia de carne sadia e de qualidade para a população”. Para o secretário de Agricultura de Itanhém, Rogério Lopes, além de garantir qualidade de vida e geração de empregos, o matadouro frigorífico vai atender a milhares de criadores e gerar receitas para o município, porque até agora toda produção do município era abatida em outras cidades.

O prefeito Beto Pinto agradeceu ao governo do Estado, através do secretário da Agricultura, e afirmou que o abatedouro frigorífico “é a maior obra que Medeiros Neto terá, porque é um equipamento da maior importância para a economia da região, que era o sonho de toda a população”. E concluiu dizendo, emocionado, que “agora esse sonho está sendo realizado”.

A planta padrão desenvolvida pela Adab é modular, com capacidade para abate de 30 animais/dia, podendo chegar a 100 e até a 300. Contempla características peculiares, como o aproveitamento das vísceras que no interior do Estado é feito pelas mulheres, chamadas de fateiras. “É uma profissão, é identidade cultural. Precisamos dar oportunidades e dignidade a estes profissionais para que esse produto chegue à mesa do baiano com mais qualidade”, disse o secretário, lembrando que as vísceras são usadas para o preparo de pratos como dobradinha e sarapatel.

“A construção dos frigoríficos vai trazer mais que esperança para os pecuaristas. Vai gerar empregos e renda para a população dos municípios. Serão frigoríficos modernos, adequados aos padrões internacionais, com recursos tecnológicos e inovadores da pecuária brasileira” afirmou o diretor geral da Adab, Paulo Emílio. Ele explicou que os novos frigoríficos serão construídos de acordo com planta modelo desenvolvida pela Seagri/Adab, parte do Projeto de Descentralização e Regionalização do abate, que tem o objetivo de assegurar alimento saudável na mesa dos baianos, observando todas as exigências da Portaria 304, do Ministério da Agricultura (Mapa) que regula o abate de bovinos, caprinos e ovinos, visando combater o abate clandestino, e impõe normas à construção dos equipamentos e a existência de câmaras de refrigeração.

Salles destacou ainda que a planta modelo para construção de frigoríficos é aprovada pelo Ministério da Agricultura e se tornou referência nacional. “A Bahia colocou à disposição dos governos municipais e estaduais e exporta esse modelo para os outros Estados”, disse ele.

Fonte: Seagri BA - Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia

◄ Leia outras notícias