Frigoríficos e Abatedouros

Frango: onde aumentaram os abates inspecionados

Informações de cinco UFs (Acre, Amazonas, Distrito Federal, Rondônia e Tocantins) não são divulgadas, pois elas contêm três ou menos estabelecimentos sob inspeção


Publicado em: 23/09/2013 às 10:40hs

Frango: onde aumentaram os abates inspecionados

Ao apontar que, comparativamente ao mesmo período do ano passado, a produção brasileira de carne de frango em estabelecimentos sob inspeção (federal, estadual ou municipal) aumentou 10,6% no segundo trimestre de 2013, o IBGE também revela que essa expansão não se deu de forma homogênea entre as diferentes Unidades Federativas produtoras. Até pelo contrário.

Pelos dados divulgados é possível constatar que mais de 98% do acréscimo registrado (301,4 mil/t de um total de 306,7 mil toneladas adicionais) foram produzidas por dois estados sulinos - Rio Grande do Sul (com um adicional de 191,5 mil toneladas) e Paraná (109,9 mil toneladas).

De toda forma, o índice adicional registrado teria sido ligeiramente menor não fosse o fato de outros dois grandes estados produtores – Santa Catarina e São Paulo – terem reduzido seus abates no período.

A registrar que, nos dados do IBGE, as informações de cinco UFs (Acre, Amazonas, Distrito Federal, Rondônia e Tocantins) não são divulgadas, pois elas contêm três ou menos estabelecimentos sob inspeção. Já Maranhão, Rio Grande do Norte e Roraima não possuem estabelecimentos sob inspeção (nas informações do IBGE o Amapá não está no mapa).

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias