Frigoríficos e Abatedouros

Embrapa Publica Documento Científico sobre Modernização da Inspeção Sanitária em Abatedouros de Frango

O estudo, solicitado pelo Ministério da Agricultura, oferece diretrizes para a inspeção com base em risco na cadeia produtiva de aves


Publicado em: 22/07/2024 às 16:00hs

Embrapa Publica Documento Científico sobre Modernização da Inspeção Sanitária em Abatedouros de Frango
Foto: Lucas Scherer

A Embrapa Suínos e Aves disponibilizou recentemente um documento de opinião científica que aborda a aplicação de procedimentos de inspeção com base em risco na cadeia produtiva de aves no Brasil. Este documento é resultado de uma demanda do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), representado pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), que foi apresentada à Embrapa em 2014.

O projeto, intitulado “Revisão e Modernização dos Procedimentos de Inspeção Ante Mortem e Post Mortem Aplicados em Abatedouros-Frigoríficos de Frangos de Corte com Inspeção Federal”, envolve a colaboração da Embrapa Suínos e Aves, bem como especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Federal Catarinense (IFC) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (IFFS). Equipes técnicas do DIPOA, Sipoas (Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e SIFs (Serviços de Inspeção Federal) também contribuíram, especialmente na etapa final de validação em abatedouros frigoríficos registrados no SIF.

O documento, composto por 27 capítulos, é uma das etapas do projeto e avalia toda a coleta de dados, servindo como base para as fases subsequentes da pesquisa. O estudo foi elaborado por todos os colaboradores do projeto e está disponível para acesso público.

Documento completo

 

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias