Frigoríficos e Abatedouros

Contratos futuros de suínos da China devem estrear, mas enfrentam grandes desafios

O primeiro contrato de entrega física de animais vivos do país está planejado há uma década e espera-se que seja popular entre os comerciantes domésticos na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE)


Publicado em: 04/08/2020 às 11:20hs

Contratos futuros de suínos da China devem estrear, mas enfrentam grandes desafios

O tão aguardado contrato de futuros de suínos vivos da China está quase pronto, oferecendo uma ferramenta de hedge vital para a maior indústria suína do mundo, que foi afetada por um surto de peste suína africana que devastou rebanhos e elevou os preços da carne suína.

O primeiro contrato de entrega física de animais vivos do país está planejado há uma década e espera-se que seja popular entre os comerciantes domésticos na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE).

Mas uma logística de entrega complexa, rígidos padrões de controle de qualidade, uma falta local de experiência com contratos futuros e uma comunidade de comércio varejista que distorceu enormemente outros mercados serão os principais desafios.

A China normalmente abate cerca de 700 milhões de porcos anualmente e produz mais de 50 milhões de toneladas de carne de porco - cerca de metade da produção global. Tradicionalmente, os produtores de suínos e suínos dependem de contratos que definem os requisitos de volume e entrega, mas têm pouco controle ou insights sobre os custos, especialmente nos próximos meses.

Essa falta de controle de custos ficou clara com os surtos generalizados de peste suína africana no país, que desde 2018 quase reduziram pela metade o rebanho de porcos e interromperam o fornecimento de suínos e suínos em todo o país.

Agora, os produtores estão reconstruindo o rebanho, que totaliza 339,96 milhões de cabeças no final de junho, mas os preços médios da carne suína permanecem perto de recordes máximos, tornando o lançamento de uma ferramenta transparente de precificação e cobertura um desenvolvimento bem-vindo.

“A indústria de suínos é enorme, mas não forte. Quando os preços sobem, todo mundo se sai bem, mas quando cai, todo mundo sofre. Isso não é saudável. Você não pode acompanhar isso para sempre ”, disse Jim Huang, executivo-chefe da China-America Commodity Data Analytics, acrescentando que o setor“ precisava muito ”desse contrato.

Os reguladores aprovaram o futuro de suínos vivos em abril, e esse mercado deve valer em torno de 20 a 30 trilhões de yuans (US $ 4,29 trilhões), estimam dois analistas, tornando-o um dos maiores produtos futuros de commodities da China.

Uma data de lançamento não foi anunciada.

Obstáculos

Com 16 toneladas por lote, de acordo com as especificações do DCE, o tamanho do contrato de suínos vivos será de 110 a 140 porcos vivos. Isso limitará a entrega a grandes produtores como a Muyuan Foods ( 002714.SZ ) e New Hope Liuhe ( 000876.SZ ).

O contrato está alinhado com o tamanho comercial normal do mercado spot chinês da China, disse um representante da DCE em respostas por escrito à Reuters, acrescentando que ele pode atender às demandas de hedge da maioria dos criadores de suínos, comerciantes e empresas a montante e a jusante.

Espera-se que os hedgers sejam principalmente produtores em larga escala com raças padronizadas de suínos e matadouros que compram porcos vivos e vendem carne, tornando-os mais expostos a riscos de preços. Os pequenos agricultores que cultivam raças mistas provavelmente não terão a escala necessária para se proteger.

O tamanho grande do contrato também limitará a participação do exército de especuladores de varejo da China, que dominaram posições em outros contratos futuros.

Os armazéns de entrega provavelmente estarão nas principais províncias produtoras como Henan, Shandong, Hubei, Anhui e Jiangsu, disseram três fontes familiarizadas com os planos, que se recusaram a ser nomeadas porque não estavam autorizadas a falar com a mídia.

Analistas disseram que os produtores longe dos locais de entrega podem enfrentar custos mais altos.

Mas o comércio de suínos vivos da China mudou para entregas na província, em comparação com o transporte em larga escala em todo o país, disse a DCE.

Vários produtores de suínos apresentaram pedidos ao DCE para aprovação do armazém de entrega, disseram dois produtores e um consultor à Reuters. Eles também estão montando equipes de negociação, realizando pesquisas de mercado e consultando especialistas externos.

"É algo completamente novo, vamos usá-lo, mas não em larga escala no início", disse um gerente de um grande produtor de suínos, que se recusou a ser identificado porque não tinha permissão para falar com a mídia.

O representante do DCE disse que a troca começou a inspecionar e simular a entrega para armazéns selecionados e que muitos produtores de suínos em grande escala apresentaram pedidos para armazéns de entrega.

A indústria de matérias-primas, que já comercializa ingredientes de milho DCCcv1 e futuros de farinha de soja DSMcv1, também deve ser negociada.

"Eles são impulsionados pelo preço do mercado de suínos e transferem facilmente volumes para lá", disse Huang.

O representante do DCE também disse que recebeu "respostas positivas" em relação ao contrato de agentes do setor, incluindo produtores, matérias-primas e empresas de abate.

Traders dizem que a volatilidade dos contratos representa um risco, já que os preços da carne suína são uma medida da inflação na China.

O entendimento limitado das negociações de futuros no setor é outro obstáculo, embora o representante da DCE tenha dito que a bolsa realizou cursos de treinamento sobre futuros de suínos vivos.

"No estágio inicial da listagem, um treinamento extensivo para o conhecimento futuro deve ser realizado", disse Li Moyu, analista da Orient Futures. "Isso é para evitar a falta de participação da indústria (onde há) apenas capital especulativo, divorciado dos fundamentos".