Publicado em: 31/08/2012 às 13:20hs
Com o objetivo de proporcionar as empresas no ramo de frigorífico um suporte técnico e tecnológico para a implementação do BPF, o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) realizou a capacitação dos profissionais, visando atender a legislação específica, racionalizar e otimizar a produção, melhorar a qualidade do processo e, como consequência, dos produtos produzidos pela Master.
Os principais pontos para elaboração do manual de BPF incluíram as áreas de manutenção das instalações e equipamentos, vestiários, sanitários e barreiras sanitárias, iluminação, ventilação, água de abastecimento, controle de pragas, limpeza/higienização das instalações, hábitos higiênicos dos manipuladores, controle de temperaturas, e de resíduos e setor de armazenamento, além da expedição de produtos acabados e transporte, incluindo noções em auditoria interna e legislação.
Orientada pelo consultor da Integrall Soluções em Produção Animal, Stefan Rohr, a consultoria foi realizada em quatro etapas. No primeiro momento o consultor preparou um diagnóstico da situação com registro escrito e fotográfico, levantou os gargalos da produção, promoveu auditoria detalhada do processo produtivo, além reuniões com os coordenadores e responsáveis pelos setores.
Após esta primeira visita, foi possível elaborar o Manual de Boas Praticas de Fabricação e organizar um cronograma de ações, com o objetivo de implantar o BPF especifico para a empresa. Para isso, uma equipe ficou responsável pela divulgação interna do programa, com participação ativa dos colaboradores da empresa, que foram incentivados a produzir a logomarca do programa por meio de concurso.
Para o consultor Stefan Rohr, todas as etapas da consultoria fora concluídas com extrema eficiência. “No caso da Master, já existia uma preocupação com o desenvolvimento e a qualidade da empresa, desta forma permitiu que o trabalho fosse desenvolvido com um grau de complexidade ainda maior, e trouxe resultados positivos para a empresa e para o PNDS que investe neste tipo de consultoria”, diz.
O Diretor de operações da Master, Wladimir Paravisi, afirmou que a capacitação foi de grande importância para a empresa. “Ficamos satisfeitos com as ações desenvolvidas e acreditamos ter atingido resultados bem estimulantes”. Complementando a fala de Paravise, Gilson dos Santos, do Núcleo de Agronegócios e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/SC acredita na ação como uma forte iniciativa para o desenvolvimento da indústria como um todo. “A implantação das Boas Práticas de Fabricação - BPF, além de ser um fator importante voltado à preocupação com a saúde do consumidor, é também uma questão estratégica para as empresas que desejam ampliar seus mercados, seja no âmbito interno ou externo”, diz.
Para a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, a qualificação das indústrias traz segurança alimentar ao consumidor brasileiro. “Preparar as indústrias nos permitirá manter e agregar a carne suína à mesa dos brasileiros como um produto de qualidade. Foi muito proveitoso o trabalho junto a Master, porque eles já desenvolviam as práticas e estavam abertos se adequar ainda mais para oferecer ao mercado um produto produzido com alto padrão sanitário”, encerra.
Fonte: Comunicação ABCS
◄ Leia outras notícias