Publicado em: 30/11/2012 às 16:40hs
A pergunta agora é: como anda a presença brasileira nesses 10 mercados?
A resposta está sintetizada no quadro abaixo e mostra, principalmente, que em dois dos principais clientes norte-americanos – México e Taiwan – a participação brasileira é nula. Ou seja: por razões que não cabe aqui debater e apesar de, só neste ano, já ter entrado em 149 países, a carne de frango brasileira continua sem acesso a dois dos maiores importadores mundiais do produto.
Outro caso gritante é o da Rússia, mercado que, até setembro passado, importou do Brasil não mais que um quarto do volume adquirido dos EUA. No entanto, dois anos atrás, as exportações brasileiras para o mercado russo (perto de 145 mil toneladas) corresponderam a 45% do que foi exportado pelos EUA para aquele país.
Tudo computado, a conclusão é a de que os principais adquirentes da carne de frango norte-americana respondem por menos de 20% das exportações brasileiras. E a recíproca – isto é, a presença norte-americana nos principais mercados de frango do Brasil – como anda? Isso está exposto em outra matéria desta edição.
Fonte: Avisite
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