Publicado em: 03/08/2012 às 14:30hs
Prévia do relatório final da inspeção deve ser apresentado hoje (3), em Brasília, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), segundo o chefe do Serviço de Saúde Animal da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/MT), Ênio Arruda. Último a ser vistoriado foi o frigorífico Agra, em Rondonópolis. Relatório conclusivo deve ficar pronto em 30 dias.
Diretor administrativo da empresa, Tales Ribeiro, diz que a indústria exportou carne suína para a Rússia entre 2006 a 2011 sempre atendendo às exigências daquele mercado. Com o embargo, 60% do volume exportado teve que ser redirecionado a outros consumidores no mercado interno e internacional. Atualmente Hong Kong é um dos principais compradores da carne produzida pela Agra. “Eles não anteciparam absolutamente nada sobre o resultado da visita”.
Outros frigoríficos visitados pela missão russa foram duas unidades do grupo JBS/Friboi, em Colíder e Barra do Garças, e um da BR Foods (BRF), em Mirassol d’Oeste. Visitas programadas foram realizadas por 3 equipes do governo russo e envolveram 21 estabelecimentos de abates de bovinos, suínos e aves nos estados do Pará, Goiás, Rio Grande do Sul, além de Mato Grosso. Foram incluídos também laboratórios, postos de vigilância na fronteira, unidades de vigilância estaduais, fazendas, granjas e a análise de documentos e relatórios.
Embargo à carne brasileira pela Rússia completou 1 ano em junho. Segundo o governo, a comitiva compareceu ao Brasil para avaliar o sistema de inspeção e controle de segurança dos produtos de origem animal e a expectativa é que a situação seja revertida em breve.
Fonte: só noticias
◄ Leia outras notícias