Frigoríficos e Abatedouros

Carne Suína: Setor Projeta Crescimento nas Exportações e Expectativas para o SIAVS

Exportações de julho devem ultrapassar 100 mil toneladas, impulsionadas por demanda internacional


Publicado em: 24/07/2024 às 18:20hs

Carne Suína: Setor Projeta Crescimento nas Exportações e Expectativas para o SIAVS

No Dia do Suinocultor, o setor de carne suína celebra perspectivas positivas para o mercado. Projeções preliminares da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) indicam que as exportações brasileiras de carne suína, incluindo produtos in natura e processados, devem superar significativamente a marca de 100 mil toneladas em julho. Até o dia 21 de julho, já haviam sido embarcadas 89 mil toneladas, conforme dados do setor.

De acordo com a ABPA, o mês de julho reforça a tendência de crescimento nas exportações de 2024, que apresentaram um aumento de 4,1% em volume nos primeiros seis meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2023. O presidente da ABPA, Ricardo Santin, destaca que a demanda internacional por carne suína está elevada, em parte devido à retração das exportações europeias, que atualmente lideram o mercado mundial. Nesse contexto, o Brasil tem se consolidado como um parceiro estratégico, capaz de atender a essa demanda crescente.

As expectativas também são impulsionadas por eventos internacionais programados para o segundo semestre, como o Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), que ocorrerá de 6 a 8 de agosto no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento reunirá dezenas de empresas produtoras e exportadoras de carne suína, além de traders e clientes internacionais, com potencial para fechar novos embarques para mais de 100 destinos da carne suína brasileira.

O SIAVS contará ainda com a participação de empresas de varejo e atacado, em busca das mais de 100 marcas de proteínas animais que estarão em destaque. O evento, apoiado institucionalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), é o maior do setor no Brasil e oferecerá uma plataforma valiosa para novas negociações e investimentos.

Neste 24 de julho, os suinocultores são os principais homenageados e terão acesso a uma série de atrações exclusivas no SIAVS. Além da presença das maiores empresas fornecedoras de equipamentos e tecnologias para granjas, haverá uma programação especial de palestras para produtores integrados e independentes de todo o país. Mais de 2,5 mil produtores, entre suinocultores e avicultores, já confirmaram participação no evento.

"O suinocultor é a base de toda a produção suinícola do país. Grande parte do bom desempenho que devemos registrar neste mês é resultado do empenho desses produtores na preservação da biosseguridade e na atenção total à qualidade, o que tem permitido ao país avançar ano após ano. O SIAVS representará uma oportunidade única para novos negócios e investimentos", conclui Ricardo Santin.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias