Publicado em: 18/11/2024 às 17:00hs
O Brasil celebrou, nesta semana, a aprovação sanitária do governo indiano para exportação de derivados de ossos destinados à produção de gelatina (“bone chips”). A formalização ocorreu com a assinatura do Certificado Zoosanitário Internacional (CZI), consolidando o país como um importante fornecedor de insumos para a indústria de gelatina na Índia.
Desde o início de 2023, outros cinco produtos brasileiros passaram a ter acesso ao mercado indiano: açaí em pó, suco de açaí, pescados de cultivo (aquacultura), pescados de captura (pesca extrativa) e frutos de abacate. A Índia é atualmente o 14º maior destino para o agronegócio brasileiro, com exportações que somaram US$ 2,03 bilhões entre janeiro e setembro, sendo açúcar e óleo de soja os produtos mais comercializados.
Com essa nova abertura, o Brasil atinge a marca de 196 novos mercados acessados em 2023, totalizando 274 aberturas em 61 países desde o início do ano. A conquista reflete os esforços conjuntos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a embaixada brasileira na Índia e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), para fortalecer e diversificar o comércio agrícola brasileiro no exterior.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias