Frigoríficos e Abatedouros

Abate de bovinos em novembro de 2011 cresce 4% em MT

Os abates de bovinos em novembro do ano passado, em Mato Grosso, ficaram em 419,8 mil cabeças, registrando um aumento de 4,2% em relação ao mês anterior


Publicado em: 11/01/2012 às 14:00hs

Abate de bovinos em novembro de 2011 cresce 4% em MT

O fato interessante é que essa grande oferta de rezes foi registrada no mês em que o preço pago pela arroba alcançou o pico do ano, favorecido pelo mercado que seguia ainda firme pela demanda. A informação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A pressão que se abateu no mercado diante da menor oferta dos animais terminados em sistema intensivo no período fez com que os compradores aumentassem a busca por bois de pasto, sobretudo de animais de sistemas semi-intensivos, assim como o maior preenchimento das escalas com fêmeas.

Bom para os pecuaristas do Estado que possuíam animais disponíveis para o abate e se aproveitaram de preços elevados praticados naquele momento. Apesar da ainda grande oferta de machos de 254,2 mil cabeças observada naquele mês, esta apresentou recuo de 6,2%, enquanto que, o número de fêmeas avançou 25,8%, chegando a 165,6 mil cabeças.

Desse modo, o número total de bovinos abatidos em Mato Grosso no ano passado deve ficar próximo de 4,8 milhões de cabeças. Com isso, o ano de 2011 deve registrar o terceiro maior resultado da história e o maior desde o ano de 2007.

Fonte: Só Notícias

◄ Leia outras notícias