Biológicos e Bioinsumos

Uso de Alga Marinha como Bioestimulante é Destaque no I Simpósio de Bioinsumos da Unesp

Acadian Plant Health apresenta os benefícios do extrato de Ascophyllum nodosum para uma agricultura mais sustentável


Publicado em: 24/10/2024 às 07:00hs

Uso de Alga Marinha como Bioestimulante é Destaque no I Simpósio de Bioinsumos da Unesp

A Acadian Plant Health (APH), a maior empresa independente de colheita, cultivo e extração de algas marinhas do mundo, participou como patrocinadora do I Simpósio de Bioinsumos: Alternativas Sustentáveis para o Agronegócio, realizado em setembro no Centro de Convenções da Unesp, em Jaboticabal. O evento promoveu o debate sobre o uso de bioinsumos como soluções sustentáveis no agronegócio.

Samir Filho, coordenador de desenvolvimento de mercado da Acadian no Brasil, destacou a relevância da participação em eventos voltados para o tema, ainda recente no setor agrícola. “Tivemos a oportunidade de apresentar a nossa empresa e a alga marinha Ascophyllum nodosum, cujo papel como bioestimulante tem ganhado cada vez mais reconhecimento na agricultura”, afirmou.

Ele reforçou a importância da produção sustentável na agricultura moderna, ressaltando a necessidade de aumentar a produtividade sem comprometer o meio ambiente. “Discutir os bioestimulantes à base da alga Ascophyllum nodosum com um público especializado reforça nossa atuação no mercado de produtos biológicos e fortalece o uso de alternativas sustentáveis”, acrescentou Samir.

Ascophyllum nodosum: resiliência e inovação

A Ascophyllum nodosum, utilizada como matéria-prima nos produtos da APH, é uma alga marinha exclusiva de águas frias do Atlântico Norte. Ela se desenvolve em zonas intermaré, enfrentando condições extremas, como a alternância entre submersão em água salgada e exposição à desidratação, o que a força a suportar temperaturas extremas. Esses desafios ambientais permitiram que a alga desenvolvesse mecanismos de sobrevivência por meio de compostos bioativos, que agora são aproveitados na formulação de bioestimulantes voltados para a agricultura.

Com o avanço de tecnologias como os bioinsumos, a participação de empresas como a Acadian Plant Health em simpósios e eventos científicos reforça o papel dessas inovações na construção de um agronegócio mais eficiente e sustentável.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias