Publicado em: 29/08/2023 às 07:40hs
Desenvolvedora líder de soluções macrobiológicas para o controle de pragas que transmitem doenças, destroem plantações e prejudicam o gado, a Oxitec - multinacional de biotecnologia inglesa fundada na Universidade de Oxford e presente no Brasil desde 2011 – estará presente no XV Encontro Técnico de Algodão, evento que será realizado no Hotel Gran Odara de Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso, nos próximos dias 28, 29 e 30 de agosto. Realizado tanto de forma presencial quanto online, o encontro objetiva disseminar informações das pesquisas mais recentes sobre a cultura do algodão, bem como promover diálogos sobre a cotonicultura, além de planejar a próxima safra de acordo com dados da safra anterior.
Conduzido por especialistas no setor, o encontro promovido pela Fundação Mato Grosso abordará várias temáticas que aproximam o produtor das inovações no setor. Dentre elas as novas soluções para o controle da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), considerada uma das pragas mais prejudiciais do país, pois ataca diversas espécies, tanto na fase vegetativa quanto na fase reprodutiva. De acordo com a Embrapa, a lagarta-do-cartucho pode causar prejuízos anuais estimados em cerca de U$ 400 milhões todos os anos, e no milho a redução de produtividade pode atingir 60%, dependendo da cultivar e da época de ataque.
Nessa temática, damos destaque para a recente conclusão bem-sucedida da terceira temporada de demonstração em larga escala da Spodoptera do Bem™, desenvolvida pela Oxitec. A solução consiste na liberação de insetos machos que carregam um gene autolimitante. Após a liberação no ambiente, esses machos do Bem encontrarão e acasalarão com fêmeas presentes nas plantações. Deste cruzamento, apenas novos machos serão gerados e o gene autolimitante é transmitido a esses descendentes, diminuindo o número de fêmeas na área tratada de forma sustentável e auxiliando no manejo da resistência da espécie às ferramentas tradicionais de controle.
Na temporada-piloto recém-concluída, a Spodoptera do Bem™ foi liberada em milhares de hectares de fazendas comerciais nos estados de São Paulo e Mato Grosso. Isso permitiu a otimização e validação dos sistemas de implantação, incorporando o produto à rotina dos produtores. Essas demonstrações estão permitindo à Oxitec validar a solução, as rotas de distribuição e a incorporação do produto na rotina dos produtores, além de sistemas digitais para apoiar o seu uso.
Natalia Ferreira, Diretora Geral da Oxitec do Brasil, destaca que com mais uma temporada de demonstrações em larga escala concluída, a empresa se aproxima do lançamento de uma solução simples, segura, eficaz e urgentemente necessária para controle da lagarta-do-cartucho. “O XV Encontro Técnico Algodão será um evento mais do que oportuno para apresentar aos produtores nossa solução inovadora para controle da Spodoptera frugiperda e para o manejo de resistência da espécie, esperada para 2024/2025. Os agricultores brasileiros estão entre os mais avançados do mundo e reconhecem a necessidade de novas soluções para melhorar a produtividade, protegendo a biodiversidade e o meio ambiente. À medida que nosso produto se aproxima do lançamento comercial, nossa proximidade com os produtores de milho, soja e algodão se torna cada vez mais importante”, diz.
O XV Encontro Técnico Algodão também vai debater o ‘Cenário Atual e Futuro da Cotonicultura Brasileira’; ‘Adubação Nitrogenada na Cultura do Algodão: Pesquisa, Consultoria e Produtor’; ‘Retrospectiva Safra 22/23’; ‘Cenário Atual de Doenças na Cultura do Algodão’, ‘Avanço das Ferramentas: Genética, Química e Biológica no Manejo de Nematoides’; ‘Cenário Atual de Plantas Daninhas’
Fonte: Virei Notícia
◄ Leia outras notícias