Publicado em: 11/12/2024 às 15:30hs
A Sipcam Nichino Brasil anunciou recentemente que sua solução inseticida-acaricida, Fujimite®, foi integrada à ferramenta "Avalia Psilídeo", desenvolvida pelo Fundecitrus. Essa plataforma auxilia os citricultores a avaliarem a eficácia de inseticidas no controle do psilídeo-dos-citros (Diaphorina citri), vetor do greening, doença que afeta os pomares de citros. A última atualização do "Avalia Psilídeo", que abrange análises de 78 populações do inseto coletadas em diversas regiões do cinturão citrícola, foi recentemente publicada, incluindo os dados sobre o produto.
A solução Fujimite®, formulada com o composto fenpiroximato, tem se mostrado eficaz no controle de várias pragas de relevância econômica na citricultura. Além de combater o psilídeo, o inseticida-acaricida também é eficiente contra os ácaros Tetranychus e os ovos do ácaro-da-leprose.
Marcelo Palazim, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino, destaca que o inseticida-acaricida possui um modo de ação tanto por contato quanto por ingestão. "Fujimite® pertence a um novo grupo de modo de ação, o que o torna ideal para a rotação de ativos no manejo da resistência do psilídeo", explica.
Em pesquisas realizadas na Estação Experimental Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico (IAC), e com a colaboração das consultorias SmartMip, Farmatac e Fundecitrus, o Fujimite® demonstrou índices de controle do psilídeo variando de 80% a 100%, evidenciando a alta eficiência do produto no manejo do vetor do greening.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias