Agrotóxicos e Defensivos

Mercado de fungicidas multissítios em soja, criado pela UPL, é essencial no manejo do complexo de doenças, inclusive da ferrugem

A temida ferrugem asiática – causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi – é de fato a mais agressiva, porém outras doenças, como a mancha alvo (Corynespora cassiicola) vem crescendo em relevância nos últimos anos, assim como o complexo de doenças que ocorre na cultura


Publicado em: 24/07/2020 às 13:40hs

Mercado de fungicidas multissítios em soja, criado pela UPL, é essencial no manejo do complexo de doenças, inclusive da ferrugem

O segmento de mercado dos multissítios em soja foi criado pela UPL, uma das cinco maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, como uma solução inovadora para os agricultores manterem os patamares de alta produtividade, principalmente em situações de resistência da ferrugem e da mancha alvo, e aos principais fungicidas de sítio específicos utilizados no mercado.

"A adoção do mercado ao uso de fungicida multissítios em soja tem aumentado muito nas últimas três safras. A principal marca desta categoria é o fungicida Unizeb Gold, que atua em seis diferentes sítios, ou seja, seis pontos diferentes do metabolismo dos fungos. Essa característica diminui consideravelmente a possibilidade de resistência", afirma o gerente de fungicidas da UPL Brasil, Fernando Arantes. 

A temida ferrugem asiática – causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi – é de fato a mais agressiva, porém outras doenças, como a mancha alvo (Corynespora cassiicola) vem crescendo em relevância nos últimos anos, assim como o complexo de doenças que ocorre na cultura. As perdas causadas pelo complexo de doenças podem superar 40% da produção, de acordo com pesquisas. Há relatos de prejuízos superiores a 80% da produtividade.

"Presente no país há cerca de 20 anos, a ferrugem asiática causa 'pontos' escuros nas folhas durante a fase inicial. Com a reprodução do fungo, há queda prematura das folhas e o desenvolvimento geral da planta fica comprometido, já que os grãos ficam pequenos e não se tornam maduros. Ainda mais grave, o aborto das vagens em formação pode proporcionar a perda total da produção", explica Fernando Arantes.

Com o fungicida multissítio Unizeb Gold, líder na categoria, agora, com o recém lançado fungicida multissítio Tridium, a UPL assegura proteção máxima desde o início da lavoura (pré-fechamento das entrelinhas), se estendendo até a fase de colheita com o Unizeb Gold associado a um fungicida de sitio específico.  Em seis safras, o fungicida já tratou com sucesso mais de 115 milhões de hectares. "Em pesquisas, constatamos que 98% dos agricultores que utilizam Unizeb Gold comprovaram visualmente o manejo mais eficiente das principais doenças e, consequentemente, aumento de produtividade em suas lavouras, que é o nosso objetivo principal", destaca o gerente de fungicidas da UPL.

Proteção do início ao fim

Os agricultores ganharam um novo aliado com o lançamento de Tridium, multissítio inovador que possibilita aos agricultores proteger suas lavouras desde o início, obtendo plantas mais verdes, eficientes e produtivas. "Dedicada à inovação, a UPL aposta no manejo inteligente com essa solução destinada à aplicação no pré-fechamento das entrelinhas da soja", informa Fernando Arantes.

"Os fungicidas multissítios da UPL diferenciam-se por oferecer proteção máxima, já que atuam eficientemente no manejo da resistência, além de permitir que os agricultores produzam cada vez mais e de forma mais segura e sustentável – ideais que estão na base da nossa credibilidade na cadeia de produção de alimentos. Investimos em inovação para beneficiar a segurança alimentar do planeta", finaliza o gerente de fungicidas da UPL.