Agrotóxicos e Defensivos

Cultivida leva orientação e dicas de saúde a cerca de 250 agricultores em Caxias do Sul (RS)

Evento realizado no domingo (29) permitiu aos presentes um domingo diferente com atividades e palestras sobre as boas práticas agrícolas


Publicado em: 03/10/2013 às 12:40hs

Cultivida leva orientação e dicas de saúde a cerca de 250 agricultores em Caxias do Sul (RS)

No último final de semana, a cidade de Caxias do Sul (RS) recebeu a primeira edição do projeto Cultivida de 2013. Idealizado pela IHARA, tradicional fabricante de defensivos agrícolas, a iniciativa reuniu cerca de 250 agricultores e familiares para assistirem a palestras sobre boas práticas agrícolas e participarem de atividades lúdicas. O evento também contou com a parceria das revendas Agrocaxias e Agrimar. A ideia do projeto é conscientizar os trabalhadores rurais sobre a importância das boas práticas e do uso adequado dos agroquímicos durante sua aplicação no campo. Além disso, o projeto ainda espera levar às comunidades o conhecimento sobre a saúde, por meio de entrevistas de triagem e dicas de prevenção.

“Não realizamos uma consulta médica, mas damos toda a orientação necessária para o indivíduo. Saúde é a principal causa que precisamos batalhar, e estamos aqui para isso. Se conseguirmos implantar um trabalho contínuo de avaliação da saúde do trabalhador rural, será possível acabarmos com as intoxicações ocupacionais”, afirma Ângelo Trapé, médico e doutor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) com mais de 30 anos de experiência e pesquisa na área e que acompanha todas as edições do Cultivida pelo país.

Durante todo o domingo (29), os presentes puderam aprender um pouco mais sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), cuidados na manutenção dos pulverizadores, destino final das embalagens vazias, além de armazenamento e manuseio de agroquímicos em palestras ministradas pelo Dr. André Jaenicke, médico integrante do Programa de Saúde da Família (PSF), e Giulianno Formagio, da empresa Protect. Os agricultores também realizaram entrevistas para a avaliação da saúde, passaram por exames de vista e se divertiram com a Trupe de Teatro, que apresentou a peça “O Esperto Imaginário”, adaptada por Carlos Doles, com foco em boas práticas agrícolas.

A próxima edição do projeto já está marcada para o dias 26 e 27 de outubro, em Petrolina (PE). Em 2012, o projeto visitou nove municípios - Guaraciaba do Norte (CE), Mossoró e Baraúna (RN), Bezerros (PE), Irecê e Jacobina (BA), São Miguel Arcanjo (SP), Pará de Minas (MG) e Ermo (SC), beneficiando mais de 3.000 famílias. Cerca de 400 pessoas foram examinadas clinicamente, e não foram registrados casos preocupantes relacionados com a saúde dos agricultores.

Sobre o Cultivida

Lançado em março de 2012, o projeto tem duração inicial de cinco anos e prevê a realização de eventos nas principais regiões agrícolas do país, alcançando cerca de 30 mil famílias. O Cultivida dá orientações à população rural sobre os perigos e riscos à saúde do trabalhador, atuando em etapas de prevenção de intoxicações.

Por meio de parceria com pesquisadores e médicos especializados, equipes de saúde pública de municípios de vários Estados do Brasil também recebem treinamento com a intenção de auxiliar esses profissionais para a elaboração de um diagnóstico correto e de um tratamento preciso nos casos de intoxicação por agroquímicos.

Fonte: Linhas Comunicação

◄ Leia outras notícias