Agrotóxicos e Defensivos

Cocamar Destaca Uso de Herbicidas Pré-emergentes no Manejo de Plantas Daninhas

Programa PAPS busca soluções eficazes para o controle de espécies resistentes e melhora da produtividade


Publicado em: 10/12/2024 às 09:00hs

Cocamar Destaca Uso de Herbicidas Pré-emergentes no Manejo de Plantas Daninhas

Na 12ª edição do Programa de Aumento de Produtividade e Sustentabilidade (PAPS), a Cocamar foca na utilização de herbicidas pré-emergentes como uma solução estratégica para o manejo de plantas daninhas. Este tema surge em resposta ao crescente desafio de controlar espécies como buva, capim-amargoso e capim pé-de-galinha, cuja resistência tem tornado o controle cada vez mais complexo e oneroso nas safras recentes.

O PAPS é realizado em pequenas áreas de propriedades de cooperados, abrangendo todas as regiões de atuação da cooperativa. Neste ano, o Departamento Técnico da Cocamar implementou o uso de herbicidas pré-emergentes na safra 2024/25, destacando-os como uma ferramenta crucial, especialmente diante do surgimento de várias espécies de plantas daninhas resistentes a herbicidas de pós-emergência. Segundo o gerente técnico Rafael Furlanetto, a principal vantagem dos herbicidas pré-emergentes é a possibilidade de proporcionar um campo "limpo" para o cultivo da soja, sem a competição de plantas daninhas, além de apresentar mecanismos de ação distintos dos herbicidas pós-emergência, tornando-os uma excelente estratégia no manejo de biótipos resistentes.

Os trabalhos do PAPS são conduzidos por engenheiros agrônomos especializados em grãos, com mais de 150 atividades realizadas a campo. A equipe recebeu treinamento com o pesquisador Dr. Fernando Adegas, da Embrapa Soja, para aprimorar o entendimento sobre o uso dos herbicidas pré-emergentes. Ao identificar um cooperado participante, o agrônomo realiza um levantamento das principais espécies de plantas daninhas presentes e sugere o herbicida mais adequado para a situação.

O programa também se dedica à avaliação da eficácia dos produtos, utilizando o método do quadrado inventário para demonstrar os resultados práticos do manejo. Ao final do ciclo, são promovidos dias de campo, nos quais os resultados do trabalho são compartilhados com outros cooperados da região. Renato Watanabe, gerente executivo técnico da Cocamar, destaca que esses eventos são a concretização do trabalho realizado, proporcionando uma oportunidade para apresentar, por meio de fotos, dados e números, os benefícios da utilização de herbicidas pré-emergentes.

Além disso, a edição 2024/25 do PAPS aborda uma questão crucial para a cooperativa: o controle de sementes de plantas daninhas quarentenárias ou tóxicas. Desde o segundo semestre de 2020, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) tem recebido notificações da China, principal importador de soja brasileira, sobre a detecção de sementes de plantas daninhas consideradas pragas quarentenárias. Esse aspecto tem sido tratado com grande atenção pela Cocamar, com o intuito de garantir a conformidade das exportações brasileiras e evitar prejuízos ao setor.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias