Agrotóxicos e Defensivos

Brado Registra Crescimento de 36% no Transporte de Defensivos Agrícolas e Melhora em Eficiência Logística

Operação dedicada e uso de transporte multimodal contribuem para redução de prazos e aumento de pontualidade nas entregas


Publicado em: 19/11/2024 às 12:00hs

Brado Registra Crescimento de 36% no Transporte de Defensivos Agrícolas e Melhora em Eficiência Logística

A Brado, empresa especializada em logística multimodal, alcançou um crescimento de 36% no transporte de defensivos agrícolas entre outubro de 2023 e setembro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior (outubro de 2022 a setembro de 2023). Este aumento coincide com a implementação de uma operação dedicada ao setor, que resultou na redução do prazo de entrega desses produtos em aproximadamente cinco dias, além de otimizar a pontualidade tanto na coleta quanto na entrega.

A operação dedicada consiste na adoção de diversas medidas estratégicas para aprimorar o nível de serviço, sendo a principal delas a implementação de caminhões exclusivos para o transporte de defensivos nas pontas rodoviárias do sistema multimodal. Este modelo combina o transporte ferroviário para longas distâncias com o rodoviário para trechos mais curtos. O trajeto entre os terminais é realizado por trem, enquanto as frotas de caminhões dedicados transportam os defensivos desde a origem — seja no porto ou nas indústrias — até o terminal de Sumaré (SP), além de atender aos destinos, entre os terminais de Rondonópolis (MT), Anápolis (GO) e o destino final.

Em 2022, o tempo médio para concluir a operação do transporte de defensivos na rota Sumaré (SP) a Rondonópolis (MT) variava entre 15 e 18 dias. Após a implementação da operação dedicada, esse prazo foi reduzido para uma média de 11 dias.

Além do transporte doméstico, a Brado também realiza o transporte de defensivos importados, principalmente da China e da Índia. Os produtos são desembarcados no Porto de Santos, seguidos pelo transporte ferroviário até os terminais de Rondonópolis e Anápolis, e depois distribuídos aos Centros de Distribuição utilizando os caminhões reservados para este setor.

Um dos principais indicadores de sucesso da operação é o OTD (On Time Delivery), que mede a eficiência no cumprimento dos prazos de coleta e entrega. Em 2024, a pontualidade na coleta aumentou de 70,7% em 2023 para 98,4%, refletindo uma melhora de 27,8%. Já a pontualidade na entrega atingiu 100% neste ano, contra 86,2% no ano anterior. "Esses índices demonstram o acerto da nossa estratégia e o impacto positivo da solução multimodal ferroviária na eficiência logística do setor, além de contribuir com maior segurança para as cargas e sustentabilidade no processo", afirma Marcus Bruno Carvalho Nascimento, executivo de vendas da Brado, responsável pela carteira de defensivos.

De julho de 2023 a setembro de 2024, a Brado evitou a emissão de aproximadamente 8,8 mil toneladas de CO2, o equivalente à emissão de mais de 1,9 mil veículos. Para absorver essa quantidade de CO2, seriam necessárias 63,7 mil árvores.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias