Publicado em: 23/10/2024 às 07:50hs
A cidade de Franca, no interior de São Paulo, será palco da edição 2024 do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, organizado pela Fundação Procafé. O evento, que ocorre entre os dias 22 e 25 de outubro, terá como foco principal a difusão de tecnologias para aumentar a produtividade e melhorar o controle de pragas, doenças e plantas invasoras no cultivo do café. Entre as empresas que participarão está a Albaugh, uma das líderes no mercado brasileiro de proteção de cultivos, com origem norte-americana.
Durante o congresso, os especialistas da Regional Café da Albaugh irão apresentar um extenso portfólio de soluções voltadas ao setor cafeeiro, com destaque para o inseticida Afiado® e o fungicida Recop®, ambos voltados para o manejo eficaz de pragas e doenças que afetam a cultura do café.
A broca-do-café (Hypothenemus hampei), uma das pragas mais temidas pelos produtores de café em todo o mundo, será um dos temas centrais da Albaugh no evento. De acordo com Fábio Arantes Porto, gerente de marketing da empresa, a praga é um desafio constante, pois ataca os frutos em qualquer estágio de maturação, inclusive quando o grão já está seco.
Para combater essa ameaça, a Albaugh destacará os benefícios do inseticida Afiado®, que se destaca por seu poder de choque elevado e longo efeito residual, sem causar desequilíbrio nas populações de inimigos naturais da broca. “Afiado® age por contato, ingestão e caminhamento sobre a planta após a pulverização, sendo uma solução eficiente e inovadora para os produtores”, explicou Arantes Porto.
O produto, lançado em uma formulação líquida, facilita o processo de dosagem, manipulação e aplicação, evitando problemas de incompatibilidade físico-química, além de ser inodoro. “A nova formulação de Afiado® simplifica a logística de tratamento contra a broca-do-café e outras pragas, sendo uma excelente opção para os cafeicultores”, completou Túlio Ferreira dos Santos, gerente comercial da Albaugh para a cultura do café.
Além das inovações no controle de pragas, a Albaugh também apresentará o fungicida Recop®, utilizado com sucesso no manejo de três das principais doenças que afetam o cafeeiro: antracnose (Colletotrichum coffeanum), ferrugem-do-cafeeiro (Hemileia vastarix) e mancha-do-olho-pardo (Cercospora coffeicola).
De acordo com a empresa, Recop® é um fungicida-bactericida de contato, à base de cobre, indicado para uso preventivo e que deve ser aplicado ao surgimento dos primeiros sintomas. Estudos realizados pela Albaugh indicam que o produto também contribui para uma maturação mais uniforme dos frutos, aumentando a quantidade de cerejas no momento da colheita, o que potencializa a qualidade e a rentabilidade do produtor.
O Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras será uma oportunidade para os produtores conhecerem de perto essas inovações e discutirem novas soluções para o aumento da produtividade e o enfrentamento dos desafios no campo.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias