Adubos e Fertilizantes

Gesso Agrícola: Solução Estratégica para Recuperação do Solo Pós-Queimadas

Produto auxilia na profundidade das raízes e complementa nutrientes ausentes em fertilizantes convencionais


Publicado em: 14/11/2024 às 07:00hs

Gesso Agrícola: Solução Estratégica para Recuperação do Solo Pós-Queimadas

Após as queimadas que atingiram diversas regiões agrícolas do Brasil no segundo semestre, um dos grandes desafios é a recuperação do solo, prejudicado pela perda de palhada e matéria orgânica que normalmente protegem a superfície, retendo umidade e prevenindo a evaporação excessiva. Solo queimado, com menos nutrientes e maior tendência ao ressecamento, impacta negativamente a produtividade das plantas.

Bruno Benatti, gerente de Produtos da Mosaic, destaca o papel fundamental do gesso agrícola como um condicionador de solo. “A palha ajuda a proteger qualquer cultura plantada no período chuvoso, como a soja, por exemplo. Mesmo em períodos de veranico, com ausência de chuvas por cinco a quinze dias, a cobertura de palha mantém o solo mais úmido. Nesses casos, o gesso agrícola é insubstituível, pois otimiza a saúde do solo”, explica.

O gesso agrícola atua promovendo o aprofundamento das raízes, permitindo uma maior eficiência no uso da água disponível no solo, em razão da distribuição mais ampla do sistema radicular. “Ele reduz a presença de elementos tóxicos, como o alumínio, ao mesmo tempo que fornece cálcio e enxofre, nutrientes essenciais para o desenvolvimento das raízes em profundidade. Com maior absorção de água e nutrientes, as culturas se tornam mais resilientes, especialmente no inverno, quando a deficiência hídrica é mais severa. O produtor que utiliza o gesso observa um aumento significativo na produtividade, tanto agrícola quanto pecuária, maximizando o aproveitamento da terra”, afirma Benatti.

O gesso agrícola é um subproduto da produção de fertilizantes fosfatados solúveis de alta concentração, como TSP (Superfosfato Triplo), MAP (Monoamônio Fosfato) e DAP (Diamônio Fosfato). A Mosaic, com operações nas unidades de Uberaba (MG) e Cajati (SP), integra o gesso agrícola em sua linha de produtos voltados para alta produtividade e sustentabilidade agrícola. Em 2022, o gesso produzido em Uberaba foi certificado pelo Instituto Biodinâmico (IBD) como insumo apto para sistemas de produção orgânica, permitindo que a Mosaic e seus distribuidores forneçam o produto também para o mercado de orgânicos, onde se exige o uso de matérias-primas certificadas.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias