Publicado em: 23/10/2024 às 10:30hs
O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) aprovou a manutenção da redução da Tarifa Externa Comum (TEC) aplicada ao herbicida glifosato importado de países fora do Mercosul. A alíquota, que havia sido reduzida de 10,8% para 3,8%, continuará em vigor por mais seis meses, conforme informou o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em nota oficial. A decisão foi tomada durante reunião ordinária do colegiado nesta quinta-feira, antecipada pelo Broadcast Agro.
A fabricante de agroquímicos Syngenta foi a responsável por solicitar a manutenção da tarifa reduzida, tendo recebido apoio de setores produtivos que manifestaram ao Ministério da Agricultura a importância de manter o benefício. O glifosato e seu derivado, o sal de monoisopropilamina, são amplamente utilizados no manejo agrícola, e a prorrogação da medida foi vista como essencial para o setor.
Além da decisão sobre o glifosato, o Gecex também encerrou a discussão acerca da possível elevação da TEC para o nitrato de amônio importado de fora do Mercosul. Atualmente, a tarifa está zerada, e havia uma proposta para elevá-la a 15%, defendida pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). No entanto, a Abiquim retirou o pleito, evitando que o aumento fosse implementado.
Produtores rurais e a indústria de fertilizantes se opuseram fortemente à ideia de elevação da tarifa sobre o nitrato de amônio, argumentando que tal medida impactaria negativamente o custo de produção agrícola, especialmente em um cenário de alta competitividade e necessidade de insumos acessíveis para a adubação das lavouras.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias