Adubos e Fertilizantes

Análise Detalhada: Impactos nos Fretes e Fertilizantes

Relatório do Radar Agro Itaú BBA revela tendências preocupantes


Publicado em: 24/06/2024 às 11:50hs

Análise Detalhada: Impactos nos Fretes e Fertilizantes

Um relatório recente da Consultoria Agro do Itaú BBA analisou o significativo aumento nos preços dos fretes marítimos de contêineres e dos fertilizantes nas últimas semanas. Além disso, apresentou uma estratégia inovadora de comercialização de soja, discutida pela Mesa Agro do Itaú BBA.

Fretes de contêineres em alta

Os preços dos fretes marítimos de contêineres têm apresentado uma elevação acentuada desde o início de maio, atingindo o pico mais alto do ano até o momento, com um aumento de quase 80% desde o começo do mês. Essa escalada é atribuída a problemas logísticos nas principais rotas globais, como o Canal do Panamá e o Canal de Suez. No primeiro caso, a escassez de chuvas devido ao El Niño reduziu o peso das cargas e diminuiu o fluxo de navios. Já no segundo, ataques terroristas têm desviado algumas embarcações, prolongando o tempo de viagem e elevando os custos operacionais.

Por outro lado, no mercado de fertilizantes, a dinâmica é diferente. Enquanto os preços internacionais destes insumos tendem a se refletir rapidamente nos preços domésticos, os defensivos agrícolas mostram uma resposta mais lenta devido ao longo período de transporte, que pode variar de 90 a 120 dias para produtos originários da China. Por isso, os preços dos defensivos permanecem estáveis no mercado interno, por enquanto.

Aumento dos preços dos fertilizantes

As últimas semanas testemunharam um aumento significativo nos preços dos fertilizantes, especialmente do nitrogênio (N) e do fósforo (P). Restrições na oferta de ureia do Egito, um dos principais fornecedores globais, devido à escassez de gás natural, têm sido o principal motor por trás da alta no preço do N. Enquanto isso, o mercado de potássio (K) mantém uma estabilidade de preços, beneficiado por uma oferta externa robusta e volumes adequados de importação.

A elevação nos preços do MAP também está relacionada à dinâmica de oferta e demanda tanto interna quanto externa. A importação de MAP para o Brasil até maio ficou 30% abaixo do mesmo período do ano passado, exacerbando a situação junto à demanda crescente para a safra de verão que se avizinha. Além disso, a ausência da China nas exportações de MAP e ureia tem restringido ainda mais a oferta global, pressionando os preços para cima.

Estratégia de comercialização da Mesa Agro do Itaú BBA

A Mesa Agro do Itaú BBA propõe uma estratégia alternativa para a comercialização de soja, incentivando os produtores a comprar insumos e vender soja futura (NDF). Esta abordagem permite aos agricultores aproveitar os prêmios físicos no Porto de Paranaguá, otimizando suas operações financeiras em um contexto desafiador.

Apesar dos desafios representados pelos contratos futuros de soja, a estratégia visa maximizar os retornos através de contratos NDF ou opções, proporcionando segurança na gestão de estoques e na comercialização futura do grão físico.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias