Publicado em: 21/01/2025 às 10:40hs
O mercado da soja iniciou esta terça-feira (21) em alta expressiva na Bolsa de Chicago (CBOT), com os contratos futuros registrando ganhos superiores a 1%. Após o feriado de Martin Luther King nos Estados Unidos, as negociações foram retomadas com valorização entre 11,25 e 15 pontos nos contratos mais ativos. Por volta das 9h (horário de Brasília), o vencimento março era cotado a US$ 10,49 por bushel, enquanto o contrato maio atingia US$ 10,59.
A alta é sustentada principalmente pelo desempenho dos derivados da soja. Óleo e farelo registraram avanços superiores a 1,5% na CBOT, acompanhados pelos ganhos expressivos do milho e, especialmente, do trigo, que subiu 1,8%.
Apesar da posse de Donald Trump e das possíveis implicações futuras de sua administração para o setor, o foco do mercado permanece nos fundamentos já conhecidos, especialmente nas condições climáticas na América do Sul. As previsões climáticas indicam uma redução das chuvas na região central do Brasil nesta semana, com o retorno das precipitações previsto para a próxima. Além disso, há alerta para uma onda de calor que deve atingir a Argentina e o sul do Brasil.
"Os modelos mostram um consenso: redução de chuvas na parte central do Brasil para esta semana e volta das chuvas para a próxima. Há ainda a previsão de uma onda de calor para a Argentina e o sul do Brasil", explica Eduardo Vanin, analista de mercado da Agrinvest Commodities.
O mercado seguirá atento às condições climáticas e ao comportamento dos derivados, fatores que têm influenciado diretamente os preços da soja.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias