Soja

Soja: mercado dá continuidade às baixas nesta terça

No início desta terça-feira (26), as cotações futuras da soja operam com leves quedas na Bolsa de Chicago


Publicado em: 26/02/2013 às 16:10hs

Soja: mercado dá continuidade às baixas nesta terça

Na sessão anterior, a commodity exibiu grande volatilidade, mas fechou o dia com pequenos recuos. Por volta das 10h00 (horário de Brasília) os principais vencimentos registravam baixas entre 3,25 a 5,25 pontos.

Nos últimos dias, o mercado de commodities agrícolas ainda tem observado a questão climática na Argentina. As chuvas registradas no final de semana foram esparsas e atingiram as principais regiões produtoras de soja do país, o que segundo analistas, poderia aliviar a situação das lavouras. Desde o começo do plantio, as plantações argentinas sofrem com as adversidades climáticas.

A Bolsa de Cereais de Rosário na Argentina projetou na tarde de ontem (25), que a produção da oleaginosa no país vizinho deverá somar 48 milhões de toneladas na safra 2012/13. O número representa uma redução em comparação com as primeiras projeções, que indicavam uma safra de 54 milhões de toneladas.

Outro fator que também tem exercido influência nas cotações futuras em Chicago são os problemas logísticos no Brasil, que podem atrasar a entrada efetiva da produção no mercado. Na semana passada, os trabalhadores dos portos brasileiros entraram em greve contra a Medida Provisória 595, que prevê modificações nas atividades do setor.

Entretanto, após as negociações com o Governo, as manifestações foram suspensas até o dia 15 de março, enquanto as partes envolvidas tentam entrar em um acordo. Analistas destacam que a possibilidade de uma greve poderia comprometer o abastecimento da China, principal comprador mundial de soja, e direcionar a demanda para os EUA que tem os estoques do grão ajustados.

Fonte: Notícias Agrícolas

◄ Leia outras notícias