Soja

SOJA: Mapa retifica zoneamento, a pedido das cooperativas e agricultores

O Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (15/08) uma retificação, promovendo ajustes no Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura da soja no Estado do Paraná


Publicado em: 16/08/2012 às 08:50hs

SOJA: Mapa retifica zoneamento, a pedido das cooperativas e agricultores

A medida atende a uma solicitação feita pelas cooperativas e agricultores paranaenses. Assim, a semeadura poderá ser feita em determinadas regiões do Estado a partir do dia 21 de setembro.

Mudança – As regras do zoneamento da soja referente à safra 2012/13 foram publicadas inicialmente no dia 10 de julho com mudanças conceituais e de enquadramento das variedades. De acordo com o gerente técnico e econômico da Ocepar, Flávio Turra, isso apresentou efeitos diretos na data de início de plantio das variedades mais cultivadas no Oeste, Noroeste e Norte do Paraná. “Na safra 2011/12, mais de 40% da soja plantada nestas regiões foram cultivadas no último decêndio de setembro, pois o zoneamento contemplava este período. Para a safra 2012/13, ele foi alterado para 1º de outubro, sem que efetivamente fossem avaliados os impactos no sistema de produção e nos custos devido à maior incidência de pragas e doenças em variedades plantadas mais tarde, motivando as cooperativas e produtores a solicitar a mudança no zoneamento”, afirmou.

Expectativa - Na safra 2011/12, a soja ocupou 4,4 milhões de hectares no Paraná. A estiagem ocorrida no Estado entre o fim de 2011 e meados de fevereiro deste ano provocou quebra de 23,7% na produção do grão. Mas esse prejuízo foi compensado pelos preços remuneradores, tanto no mercado interno como internacional. Para a safra 2012/13, a expectativa é de ocorra um crescimento de área no Paraná.

Clique aqui e confira a retificação no zoneamento da soja publicada no DOU

Fonte: Assessoria de Imprensa da Ocepar/Sescoop-PR

◄ Leia outras notícias