Publicado em: 20/01/2012 às 09:10hs
Os dias de campo têm por objetivo avaliar novas cultivares de soja desenvolvidas pela Embrapa e oferecer mais opções de qualidade e rentabilidade ao produtor.
Atualmente o Soja Livre oferece 18 cultivares de soja convencional e nestes dias de campo serão apresentadas seis, sendo três de ciclo precoce e três do ciclo médio. Entre as opções para ciclo precoce estão: BRSMG 752S, que é uma cultivar moderadamente resistente ao nematoide de galha e possui boa tolerância a chuvas durante a colheita; BRSMG 810C cultivar resistente ao nematoide de cisto com boa tolerância ao Pratylenchus brachiurus; BRS 217 (Flora) possui excelente potencial produtivo e é de grande adaptabilidade e estabilidade. Todas essas cultivares garantem safrinha de milho e algodão.
Já as de ciclo médio são: BRS Jiripoca, cultivar resistente ao nematoide de cisto de raça 1 e 3, moderadamente resistente as raças 5,6,9 e 14 e possui boa tolerância a chuvas na colheita; BRSGO 8660 resistente ao nematoide de cisto e apresenta bom potencial produtivo; BRSGO Chapadões, resistente as principais raças de nematoides de cisto, possui bom desempenho em áreas com Pratylenchus e nematoide de galha.
O Soja Livre iniciou em setembro de 2010 por conta da crescente dificuldade dos produtores em obter sementes não transgênicas. O programa é uma parceria da Aprosoja, Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange), Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Governo Federal.
O primeiro município a receber os dias de campo do Soja Livre é Campo de Júlio, no dia 31 da janeiro, na fazenda Sebben. Confira abaixo a programação completa:
Fonte: Assessoria de Comunicação Aprosoja
◄ Leia outras notícias