Publicado em: 29/05/2012 às 17:10hs
Thad Killebrew, agricultor em Lexington, no estado do Mississippi está plantando segunda safra de soja, conhecida no país como doble crop, pela segunda vez em sua carreira. O estado foi um dos primeiros a iniciar a colheita do trigo de inverno.
Killibrew aproveitou a oportunidade para aumentar a área total de soja em 50% em relação ao ano passado. Por quê? Os preços da soja oferecem melhor rentabilidade do que os do algodão, uma das culturas que concorrem com o terreno de grãos no Sul dos Estados Unidos. Além disso, a região está saindo de dois anos consecutivos de clima muito seco, o que eleva os custos dos agricultores que têm irrigação artificial. Como a soja deve exigir menos uso dos pivôs, o algodão ficou de lado. “Nos últimos dois anos, os agricultores por aqui tiveram de irrigar muito suas plantações. Tem gente irrigando até o milho neste ano”, diz Killebrew.
Quanto mais irrigação, mais altos ficam os custos e menores são os lucros dos agricultores norte-americanos. No Sul dos Estados Unidos, os preços do diesel que move os equipamentos de irrigação artificial estãovalendo cerca de US$ 4,00 por galão, 20 centavos acima de um ano atrás, revela Killebrew. Ao todo, o agricultor do Mississippi planeja plantar 400 hectares de soja este ano, 161 hectares de milho, 161 hectares de amendoim e 80 hectares de trigo.
Killebrew finalizou a semeadura da primeira safra de soja em 25 de abril e, a partir de 17 de maio, iniciou os trabalhos de campo para a soja doble crop. “As condições de clima estão muito boas até agora. Esta é a primeira vez que estamos vendo um bom estande de soja, na sequência de uma cultura de trigo. Nós tentamos isso antes, mas o feijão nunca veio”, diz Killebrew.Quanto a safra de soja, o agricultor calcula que as plantas tenham passado dos 10 centímetros de altura nesta semana.
A estratégia adotada pelo produtor do Mississippi para ampliar as apostas no cultivo de soja devem se espalhar pelo cinturão de produção dos Estados Unidos, prevêem analistas. “O desenvolvimento do trigo de inverno está adiantado em duas ou três semanas. Isso significa que a soja doble crop pode conquistar 1 milhão de hectares”, afirma Ray Grabanski, analista de grãos da consultoria norte-americana Progressive Ag.
Colaborou Cassiano Ribeiro
Fonte: Gazeta do Povo
◄ Leia outras notícias