Publicado em: 17/01/2025 às 12:00hs
Os preços da soja registram leve alta nesta sexta-feira (17) na Bolsa de Chicago, após uma queda superior a 2% na sessão anterior. Por volta das 10h05 (horário de Brasília), os contratos futuros da oleaginosa avançavam entre 1,50 e 4,25 pontos, com o contrato de março sendo cotado a US$ 10,23 e o de maio a US$ 10,34 por bushel.
A semana foi marcada por grande volatilidade, com os mercados sendo influenciados por fatores internos, previsões climáticas, como a melhoria das condições no sul do Brasil e na Argentina, e também por notícias relacionadas ao cenário macroeconômico e geopolítico. Neste contexto, os preços se ajustam nesta sexta-feira, à medida que se aproxima o fim de semana prolongado, com o feriado do Dia de Martin Luther King nos Estados Unidos, na próxima segunda-feira (20), quando a bolsa estará fechada.
Segundo o boletim informativo do Grupo Labhoro, as previsões climáticas para o sul da América do Sul estão se confirmando, com o modelo GFS indicando que, até o final de janeiro, os volumes totais de chuva podem atingir até 70 mm no Rio Grande do Sul e em grande parte da região produtora da Argentina, com exceção de Buenos Aires.
Entretanto, as divergências entre os modelos climáticos começam a aumentar, o que mantém o mercado em um cenário volátil e com incertezas, conforme apontam analistas e consultores. Além disso, a cautela predomina entre os traders, que se preparam para possíveis impactos no mercado a partir da próxima semana, quando Donald Trump assume a presidência dos Estados Unidos, no dia 20 de janeiro. As tarifas comerciais, especialmente, permanecem como ponto central de atenção para os agentes do mercado.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias