Soja

Soja de Minas na alimentação escolar

Nova variedade de soja é destaque no 8º Fórum Nacional de Alimentação Escolar


Publicado em: 29/05/2012 às 12:10hs

Soja de Minas na alimentação escolar

A Soja de Minas foi destaque no 8º Fórum Nacional de Alimentação Escolar realizado entre os dias 24 e 25 de maio em São Paulo. Durante o evento profissionais de nutrição de diversas prefeituras do Brasil degustaram, no estande da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), pratos com soja mais saborosa.

A nova variedade de soja é resultante de 11 anos de pesquisas desenvolvidas através do Programa de Melhoramento Genético da Soja para Alimentação Humana da EPAMIG, juntamente com Embrapa e Fundação Triângulo, com o objetivo de desenvolver cultivares de sojas especiais para alimentação humana, com sabor mais suave, semente de maior tamanho e elevado teor de proteína.

Foram degustados e avaliados pratos de salada de soja amarela, soja marrom com feijão carioca e soja tropeira no estande da EPAMIG e durante refeição servida aos participantes no segundo dia do Fórum. Dos 109 avaliadores, 99% gostaram e disseram que comprariam a soja. Ainda foi apreciado mais um produto desenvolvido: soja frita, salgada e, depois, envolvida em chocolate. “É um produto parecido com amendoim caramelado, sugerido como petisco”, segundo a pesquisadora da EPAMIG Ana Cristina Juházs, que conduz pesquisas com soja para alimentação humana.

Ana Cristina apresentou na palestra “Soja de Minas: sabor e nutrição para o dia a dia” os resultados das pesquisas desenvolvidas desde 2004 pelo Programa da Soja e a proprietária da Good Soy, Angela Ma, falou sobre os benefícios no consumo. Um dos resultados apresentados pela pesquisadora foi degustação da soja marrom, preparada com feijão, em supermercado no município de Uberaba, com o objetivo de verificar a aceitação do produto no mercado local. A receita foi oferecida a 1.538 pessoas, sendo que 97% aprovaram o sabor e oito em cada 10 que provaram, garantiram que comprariam o produto.

A EPAMIG, em parceria com Embrapa e Fundação Triângulo, tem conduzido projetos para popularização do uso da soja marrom na alimentação humana, que visa introduzir alimentos à base de soja na merenda escolar. Já foram realizados cursos para cozinheiras de creches públicas de Uberaba, como forma de estimular a inclusão do grão na merenda dos alunos.

EPAMIG ganha 1º lugar nacional


A EPAMIG venceu o 1º lugar no concurso de pôsteres, na categoria empresa, com o pôster “Soja de Minas: sabor e nutrição para o dia a dia”, de autoria da pesquisadora Ana Juhász, que recebeu certificado e premiação.

Variedades

A Soja de Minas Nutry Soy, variedade BRSMG 800A, é semelhante ao feijão carioquinha no aspecto e na forma de preparo. É utilizado em pratos como soja tropeira e também preparada juntamente com o caldo do feijão. Já a Soja de Minas Fit Soy, cultivar BRSMG 790A, apresenta coloração amarela e é utilizada em saladas e produtos derivados como o suco.

Em 2011 foi realizado um estudo mercadológico da soja através do Arranjo Produtivo Local (APL) de Biotecnologia do Triângulo Mineiro para avaliar o potencial da cadeia produtiva da soja. Com o apoio de consultores foram estudadas diferentes maneiras de comercialização das cultivares das sojas BRSMG 790 A e BRS MG 800A. Participaram do processo 16 investidores das regiões Alto Paranaíba (MG), Triângulo Mineiro (MG) e Alta Mogiana (Nordeste de São Paulo) com a proposta de levarem o produto para o mercado.

O primeiro investidor a lançar o produto no mercado foi a Good Soy, empresa que já trabalha com produtos do segmento.  A cultivar BRSMG 800A (soja marrom) foi beneficiada, embalada e comercializada como Soja de Minas “Nutry Soy”. De acordo com a diretora da Good Soy, Ângela Ma, antes de lançar o produto foram feitas pesquisas de aceitabilidade da soja. O produto está disponível para comercialização, no momento, em apenas um supermercado de Uberaba, mas a proposta é atingir todo o mercado brasileiro. “Queremos atingir o máximo de regiões possível”, diz.

Benefícios no consumo

Estudos apontam que a soja é um alimento rico em proteínas, além de atuar na prevenção de doenças como em osteoporose, redução de colesterol sanguíneo, o risco de doenças cardiovasculares. A soja pode ser também uma alternativa à reposição convencional de hormônios. Isoflavona, composto da soja e que funciona como hormônio natural, é usado no preparo de produtos para reposição hormonal. Pode ser uma alternativa para a mulher com sintomas da menopausa.

Receita – Soja Marrom Tropeira

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de grãos de soja marrom escolhidos
  • 6 xícaras (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de óleo de soja
  • 100g de bacon
  • 250g linguiça calabresa
  • Couve picada (opcional)
  • Farinha de milho ou mandioca (biju)
  • Tempero de alho e sal

Modo de preparo:

Cozinhar os grãos por cerca de uma hora, em panela de pressão (capacidade mínima de cinco litros), adicionando uma colher (sopa) de óleo de soja; descartar a água de cozimento; fritar o bacon, a lingüiça e o tempero; adicionar a soja e mexer cuidadosamente para não quebrar os grãos; acrescentar a couve picadinha e deixar em fogo baixo; após alguns minutos, acrescentar a farinha e mexer.