Publicado em: 14/02/2013 às 12:20hs
A medida, anunciada em 1º de fevereiro, visa agilizar os embarques do grão e evitar longas filas no porto, que, geralmente, refletem em grandes prejuízos.
Segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2012/13 brasileira deve ser 25,7% superior à do ano passado e, conforme dados da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), quase 20 milhões de toneladas da soja de todo o Brasil devem passar pelo porto de Paranaguá neste ano. Esse volume é 24% superior ao escoado por esse porto no correr de 2012. Durante a safra de grão, cerca de dois mil caminhões chegam ao porto de Paranaguá diariamente.
Agora, com a nova regra, todos os caminhoneiros devem ter cadastros obrigatórios de carga, ou seja, precisam ter navios nomeados no porto para apenas depois descerem com o produto. Caso contrário, o caminhoneiro corre o risco de chegar até o porto e não descarregar.
Com essa nova medida, segundo informações do Cepea, as negociações no porto de Paranaguá estiveram lentas nos últimos dias, visto que os navios devem começar a chegar na segunda quinzena de fevereiro, aproximadamente.
Fonte: CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento
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