Soja

Soja 12/13: plantio na Argentina entra na reta final

Em termos absolutos, 17,8 milhões de hectares foram semeados


Publicado em: 14/01/2013 às 17:20hs

Soja 12/13: plantio na Argentina entra na reta final

O plantio da safra 2012/13 de soja na Argentina atingiu, até a última semana, 90,8% dos 19,7 milhões de hectares programados para a temporada. Em números absolutos foram semeados 17,8 milhões de hectares, traduzindo avanços semanal de 5,9% e interanual de 5,2% na comparação com a última temporada.

As constatações são da Bolsa de Cereais de Buenos Aires, no segundo Panorama Agrícola Semanal. Como destaca a entidade em seu relatório, as chuvas registradas no começo da semana no norte da área agrícola do país possibilitaram melhorar as condições de plantio em áreas como Salta, Tucumán, Jujuy, Catamarca, Oeste Sgo del Estero (região de NOA) e também Chaco, Este Sgo del Estero e Formosa (no NEA).

Por sua vez, em áreas remanescentes foram registrados focos variados de chuvas, proporcionando uma milimetragem ideal em algumas regiões, enquanto em outras não receberam precipitações.

Com isso, em áreas como o Núcleo do Norte, Sul, Centro-Leste de Entre Ríos e Centro-Norte de Córdoba seriam necessários novos pulsos de água para fornecer umidade para que pontos considerados mais avançados, que estão agora no desempenho da geração total e não prejudiquem sua condição.

Em algumas regiões do país a semeadura já fora encerrada.

Produção

Em relatório divulgado na sexta-feira (11), o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), reduziu a estimativa de safra argentina de soja. Anteriormente prevista em 55 milhões de toneladas, agora passa a ser de 54 milhões de toneladas.

Os estoques iniciais de soja para esta safra também foram reduzidos no país: de 19 milhões de toneladas para 18.10 milhões de toneladas. Mesma trajetória das exportações que agora passam a ser estimadas em 11 milhões de toneladas. Em dezembro o USDA apontava outras 12 milhões de toneladas.

Acesse a íntegra do relatório da Bolsa de Cereais clicando aqui.

Fonte: Agrodebate

◄ Leia outras notícias