Soja

Senar-MT tem novo treinamento em Soja Não - GM

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) conta com mais um curso em seu portfólio para atender os produtores de soja do Estado


Publicado em: 04/05/2012 às 14:10hs

Senar-MT tem novo treinamento em Soja Não - GM

O treinamento "Produção de Soja Não Geneticamente Modificada" atende a solicitação da Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange) com objetivo de garantir a liberdade de escolha para o produtor rural e para o consumidor.

Dados da Conab apontam que Mato Grosso plantou 6,4 milhões de hectares de soja, com produção de 20,4 milhões de toneladas na safra 2010/2011, mantendo-se como o maior produtor do Brasil. Segundo a Abrange, do total plantado, 39% da área cultivada foi de soja Não Geneticamente Modificados (Não-GM), o que deixou Mato Grosso na liderança do ranking desse tipo de produção. Porém, o resultado poderia ser ainda melhor.

De acordo com o gerente de Aprendizagem Rural do Senar, Marciel Becker, o mercado consumidor, em especial a União Europeia e Ásia, valoriza a soja Não Geneticamente Modificada ou "convencional", conhecida também como Livre de Transgênicos, GMO-Free ou Soja Livre. "Alguns mercados exigem produtos Não-GM e querem a garantia de que o produto tenha o mais alto nível de pureza, pagando inclusive um valor superior ao da soja transgênica", explica. "Para garantir que a soja livre não seja contaminada há a necessidade de cuidados em cada etapa da produção. O curso que o Senar passa a oferecer aborda os procedimentos adequados para garantir a pureza da soja desde a escolha da área para o plantio, passando pela limpeza das colheitadeiras até a armazenagem dos grãos", diz Becker.

Por ser um curso novo, ainda não há turmas formadas. Becker explica que os interessados devem procurar o Sindicato Rural do seu município, ou onde não há sindicato, a prefeitura municipal, e solicitar a realização no seu município. Serão esses parceiros que apresentarão a demanda ao Senar. É possível encontrar o contato do sindicato no município em que mora acessando o site do Sistema Famato, e selecionando no menu principal "Sindicatos Rurais".

O Senar-MT é uma instituição de ensino rural e faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso - entidade que congrega e representa os 86 Sindicatos Rurais - e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT).

Fonte: Expresso MT

◄ Leia outras notícias