Soja

Segundo Tour da Soja reúne produtores da região de Tupanciretã

Produtores conhecerão o novo serviço AgroDetecta além do já consagrado Sistema AgCelence Soja Produtividade Top


Publicado em: 01/02/2013 às 13:10hs

Segundo Tour da Soja reúne produtores da região de Tupanciretã

Discutir e apresentar as melhores soluções do manejo para a cultura da soja é o objetivo do 2º Tour da Soja, que acontece na cidade de Tupanciretã (RS). O evento realizado pela Unidade de Proteção de Cultivos da BASF acontece na propriedade Santa Tecla, do Grupo AWG Soldera, às margens da Rodovia RST 377 em Tupanciretã.

Na propriedade está instalado um campo experimental com 32 variedades de soja, ensaios de fertilidade de solo com aplicação de gesso e calcário em diferentes dosagens, bem como de nitrogênio em diferentes estágios de aplicação, sempre pensando em aumentar a produtividade. Durante a visita guiada à propriedade, o professor da Universidade Federal de Santa Maria, Ricardo Balardin, abordará o manejo fitossanitário, dando ênfase ao novo grupo químico de fungicidas a base de carboxamida e no desenvolvimento das lavouras na próxima safra.

O Dr. Marcelo Madalosso, do Instituto Phytus, estará presente e irá expor sobre alguns temas ligados ao aspecto prático de tecnologias de aplicação. Outro pesquisador que acompanhará o evento é o professor Luiz Gustavo Floss, que terá como tema de apresentação a obtenção máxima de produtividade por meio da fertilização, além do gerente da Santa Tecla, Marlon Lírio, que comentará sobre o modelo de manejo da unidade baseado em área de sequeiro e irrigada.

Tecnologias e serviços visando alta produtividade

Na ocasião serão apresentados ainda alguns produtos e serviços exclusivos da BASF como o Digilab Mobile, o AgroDetecta e o Sistema AgCelence® Soja Produtividade Top.

Já bastante conhecido no meio rural, o Digilab auxilia usuários  na identificação dos sintomas das principais doenças, pragas e plantas daninhas em diferentes culturas, com o auxílio de um microscópio digital para capturar a imagem e de uma biblioteca virtual de saúde vegetal para consultar e comparar as imagens capturadas. A novidade é que o serviço foi estendido para tablets e agora conta com uma lupa conectada via wirelless (sem fio) que proporciona um aumento de até cinquenta vezes, ideal para uso a campo. O novo serviço permite mais mobilidade facilitando o trabalho no campo.

Outro recente lançamento que será levado ao evento é o AgroDetecta, que oferece suporte ao produtor indicando os melhores momentos para realizar as pulverizações visando o controle de diversas doenças em diferentes culturas. Seguindo o conceito de agricultura de precisão, o AgroDetecta atua por meio do monitoramento agrometeorológico, que é realizado por uma rede de estações meteorológicas associadas ao processamento das informações inseridas por meio  de modelos matemáticos de previsão de ocorrência de doenças. Desta forma, o sistema consegue indicar previamente o momento mais adequado para efetuar o controle. “Com o AgroDetecta o produtor é alertado com uma antecedência de até dez dias. Com isso há uma diminuição nas possíveis perdas relativas a ocorrências de doenças. É mais um serviço da BASF com o objetivo de otimizar custos e aumentar a rentabilidade do agricultor”, afirma o gerente regional de Ijuí da BASF, Andreas Schultz.

O já conhecido Sistema AgCelence® Soja Produtividade Top é um excelente modelo de manejo, pois além do controle fitossanitário das principais pragas iniciais e doenças, contribui para uma melhor transformação da água, luz e nutrientes em energia e grãos, melhorando a eficiência da planta, tornando-a mais produtiva. “O sistema utiliza os produtos fungicida/inseticida Standak® Top, fungicida Comet® e o consagrado fungicida Opera®, que já tratou mais de 133 milhões de hectares no Brasil desde o seu lançamento”, finaliza Schultz.

Restrição no Estado do Paraná:

- O produto Comet® está temporariamente restrito para os alvos Septoria tritici na cultura de trigo, Peronospora destructor em cebola, Elsinoe australis em citrus, Colletotrichum gloeosporioides e Oidium mangiferae em manga e Ceratocystis paradoxa em cana-de-açúcar.

- O produto Opera® está temporariamente restrito para o alvo Septoria tritici na cultura de trigo.

- Os produtos Standak Top, Comet, Opera e Abacus HC estão devidamente registrados no Ministério da agricultura, Pecuária e Abastecimento sob nº 01209, 08801, 08601 e 9210, respectivamente.

- Aplique somente as doses solicitadas. Descarte corretamente as embalagens e restos de produtos.  Incluir outros métodos de controle de doenças/pragas/plantas infestantes (ex: controle cultural, biológico, etc) dentro do programa do Manejo Integrado de Pragas (MIP) quando disponíveis e apropriados. Para maiores informações referente às recomendações de uso do produto e ao descarte correto de embalagens, leia atentamente o rótulo, a bula e o receituário agronômico do produto.

Fonte: X Comunicação

◄ Leia outras notícias