Publicado em: 20/09/2013 às 18:10hs
Eles permanecerão no Tocantins até a tarde do domingo, dia 22. A programação da viagem tem reuniões e visita à Fazenda Primavera, no município de Rio Sono, região Leste do Estado. O secretário executivo da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Ruiter Padua, acompanhará a comitiva.
A programação começa no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues e na parte da tarde, a partir das 14 horas, continua com reunião na Seagro para discutir possibilidades de investimentos no Estado. “Nossa produção de grãos é crescente, com destaque também para a qualidade desses produtos, por isso atraímos investidores interessados em conhecer nossas terras, climas e demais potenciais para a atividade”, explicou Padua.
A Primorskaya Soy, da Russia, já possui negócios com o Tocantins, através da Primavera Alimentos. A empresa estrangeira possui contrato de compra de mais de 65 mil toneladas de soja e possui a intenção de aumentar para 230 mil toneladas nos próximos dez anos, como contou o diretor da Primavera Alimentos, Moacir Vieira de Almeida. “Eles já são nossos clientes e agora virão conhecer o Tocantins, pois têm planos de instalar uma esmagadora de soja na região.” A Primavera Alimentos planta nos municípios de Rio Sono, Silvanópolis e no Estado do Maranhão, sendo 12 mil hectares de soja e sete mil hectares de milho, sorgo e milheto.
Produção
O Tocantins é hoje o maior produtor de grãos e oleaginosas da região Norte do País e ainda com a maior quantidade de áreas cultivadas. Na safra 2013/2014, segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Tocantins irá produzir 2.648,7 mil toneladas de grãos. O levantamento da Conab aponta que o Estado produzirá 1.536,4 milhão toneladas de soja este ano, contra 1.382,9 da safra anterior. Este crescimento é decorrente de um aumento de 21,8% da área plantada de soja no Tocantins. O plantio da soja ocupa uma área de 549,5 mil hectares.
Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro TO
◄ Leia outras notícias