Publicado em: 04/09/2012 às 11:50hs
O plantio de soja no Paraná deve ocupar 80 por cento da área plantada de grãos na safra de verão 2012/13, a maior área já destinada à cultura no Estado, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná.
Segundo o secretário da pasta, Norberto Ortigara, o aumento na área plantada com soja está relacionado à maior rentabilidade e menor risco climático da cultura.
"O produtor fez as contas, analisou as influências do clima sobre as culturas e concluiu que nesta safra a soja seria a melhor opção", disse em comunicado.
A estimativa do governo paranaense é que as lavouras de grãos de verão do Estado ocuparão uma área de 5,67 milhões de hectares, praticamente a mesma da safra anterior. Desse total, 4,56 milhões de hectares deverão ser ocupados com soja, alta de 4 por cento sobre o ciclo anterior.
Com a expansão da soja, outras culturas como milho, arroz, feijão e algodão deverão perder espaço na safra que começa a ser plantada. Mas ainda assim a safra de grãos de verão no Estado deverá ter aumento de 25 por cento em relação à safra 2011/12, segundo Ortigara.
Embora a área plantada com soja seja a maior da história, as estimativas ainda não apontam para um recorde na produção do grão, segundo o secretário.
A secretaria de Agricultura ressaltou que as previsões climáticas indicam que no segundo semestre deste ano pode ocorrer o retorno do fenômeno climático "El Niño", o que aponta para um final de inverno e início de primavera com chuvas regulares, e um pouco mais de chuva durante o verão.
"Se houver uma combinação de clima favorável com o uso adequado de tecnologia, a tendência é termos bons resultados", afirma o secretário.
A previsão é que o Estado colha 14,99 milhões de toneladas de soja, volume abaixo do recorde estadual, registrado na safra 2010/11, quando foram colhidos no Paraná 15,34 milhões de toneladas do grão.
Fonte: Reuters
◄ Leia outras notícias